Dulcamara (Solanum dulcamara) é uma planta de origem europeia e asiática, conhecida por vários nomes populares tais como erva-moura-de-trepa, uva-de-cão, vide-da-judeia, vinha-da-Índia e vinha-da-Judeia. É da mesma família da Maria Preta.
A planta apesar de apresentar alta toxicidade, ela possui longa história de utilização no tratamento de doenças de pele e verrugas.
Cultivo
A planta é um arbusto trepador, que pode atingir 1 a 2 metros de altura e pode ter a sua superfície revestida por pelos curtos, macios e finos ou não. Ela prefere solos úmidos e temperatura mais amena.
O caule é lenhoso na base, possuindo ramos herbáceos, compridos, que se enrolam em hélice nos seus próprios suportes.

Dulcamara (foto https://www.first-nature.com/)
As folhas são ovoides, pecioladas, alternas, com a base cordiforme, agudas ou com ponta mais estreita e rija (acuminadas).
As inflorescências organizam-se em cimeiras com 10 a 25 flores pedunculadas, que possuem 5 pétalas, em tons violetas.
O fruto é uma baga elipsoide verde, que fica vermelho quando amadurece, pendente e que guarda no seu interior numerosas sementes esbranquiçadas, que são responsáveis por sua propagação.
Propriedades Medicinais
A planta é rica em propriedades medicinais tais como diurética, estimulante, antimicrobiana, cicatrizante, expectorante, antirreumática, sudorífera e narcótica.
Serve para quê?
Ela é usada desde a antiguidade, na medicina popular, em forma de chá, para alívio de bronquites, males do estômago e intestino; além de ajudar a melhorar a saúde da pele.

Dulcamara (foto https://www.first-nature.com/flowers)
Externamente, é usada para tratar erupções cutâneas, úlceras, reumatismo e celulite. As hastes, com dois a três anos, são colhidas na primavera, ou depois que as folhas caem no outono, e secas para uso posterior. As frutas são marinadas em vinagre, e aplicadas em feridas e inchaços.
Onde encontrar?
Ela é encontrada em quintais e hortas domésticas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Be the first to comment on "Dulcamara é conhecida desde a antiguidade por suas propriedades"