Feno Grego (Trigonella foenum-graecum) é uma planta nativa da Ásia, sendo muito popular entre os indianos, desde a antiguidade, por causa de propriedades medicinais para a boa saúde.
Ele é cultivado há mais de 1.000 anos e amplamente usado na medicina popular, na alimentação de diversas formas e em diversas receitas culinárias.
Ele é conhecido e cultivado em várias partes do planeta; por isso conhecido vários nomes tais como alforvas, ervinha, fenacho, Fenugreek (inglês), alholva (espanhol), alholva e heno griego (casteliano), fenugrek (francês), fieno greco comune (italiano), hu lu ba, hu-lu-pa e k’u-tou (chinês) e mêthi (hindu).
Descrição
Ele era cultivado como forrageira, por ser de fácil cultivo; além de adaptar-se a qualquer tipo de solo, sendo pouco exigente à frequência de rega e temperatura.
Possui ciclo perene, hastes peludas, verdes e redondas com poucos talos de folhas e pode atingir cerca de sessenta centímetros de altura. As flores são brancas com tingido de violeta no início do verão. Suas sementes possuem sabor forte e são responsáveis por sua propagação.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades Medicinais
A parte mais utilizada da planta são as sementes, que apresentam propriedades digestiva, fortificante, laxante, antitumoral, antitussígena e anti-inflamatória.
A planta é rica em proteína, lecitina, vitaminas A, B e C, minerais tais como ferro e cálcio; além de vários aminoácidos, que incluem lisina, tryptophan, leucina, histidina, e arginina.
Serve para quê?
Ingerido regularmente auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde da pele.
Ele é usado no tratamento de problemas digestivos como a prisão de ventre e a gastrite. Também é indicado para quem sofre de distúrbios no sangue e na corrente sanguínea, a exemplo da anemia e do colesterol, respectivamente. Além disso, ajuda no tratamento de raquitismo, cárie, faringite, furúnculo, cólicas menstruais, inflamações e hemorroidas.
Os indianos, que o consomem regularmente, tostam seus grãos, que poderão ser usados no cozimento de legumes ricos e feculentos, passando um leve sabor amargo e um cheiro pronunciado. Os grãos germinados são usados em diversas saladas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Reportagem muito interessante sobre o Feno Grego, que pode, inclusive, ser encontrado para comprar aqui:
https://www.graomascavo.com.br/produto/feno-grego-em-graos