Chia, pequena, mas poderosa para a saúde por causa de seus nutrientes

Chia (Salvia hispânica) originada da América Central, amplamente conhecida pelos incas e pelos maias, desde a antiguidade; usada como importante ingrediente na alimentação desse povos, principalmente para dar energia aos guerreiros.

Cultivo da Chia

A planta possui ciclo anual e é bem resistente às estiagens. Prefere clima mais ameno, mas se adapta às temperaturas mais altas. Ela atinge aproximadamente um metro de altura e cresce bem em vasos, canteiros e jardineiras. Produz flores violetas, que são hermafroditas. Propaga-se pelas sementes, que podem ter coloração escura ou dourada.

Propriedades e benefícios da Chia

Ela é rica em ômega-3, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais; além de propriedades antioxidante, hipoglicemiante, emagrecedora, laxativa, anticancerígena, saciante e anti-inflamatória.

Ela consumida em doses moderadas, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na melhora da circulação sanguínea, no controle da diabetes e na saciedade; além de garantir o bom funcionamento intestinal e a saúde dos ossos. Ela é indicada para os celíacos, por não possuir glúten.

Ela deve ser consumida sempre após ficar de molho para que seus grãos se expandam, pois dessa forma pode-se evitar problemas de bloqueamento do esôfago.

Como utilizar a chia?

Ela pode ser usada em diversas receitas culinárias tais como saladas, risotos, tortas; além de poder acompanhar saladas de frutas, shakes, sucos, vitaminas e variados pratos. O grão faz parte da fabricação de barras de cereais, biscoitos, bolos e cookies.

Os grãos ao ficarem de molho, transformam-se em gel, que pode substituir o ovo em diversas receitas culinárias, sendo muito popular entre os veganos.

Onde encontrar a Chia?

Ela é facilmente encontrada em mercados, drogarias e locais que comercializam produtos naturais; e em sites que trabalham com o comércio de sementes e mudas de plantas.

Uma alimentação saudável será o caminho para a boa saúde, mas se houver dúvidas, procure um nutrólogo ou nutricionista para sua segurança.

Chia (foto fonte https://passoapasso.com/como-plantar-chia-segredos-do-cultivo-em-casa/)

Chia (foto fonte https://passoapasso.com/como-plantar-chia-segredos-do-cultivo-em-casa/)

Chia ( foto fonte http://br.innatia.com/c-chia-propriedades-pt/a-5-bebidas-medicinais-com-sementes-de-chia-4228.html)

Chia ( foto fonte http://br.innatia.com/c-chia-propriedades-pt/a-5-bebidas-medicinais-com-sementes-de-chia-4228.html)

Be the first to comment on "Chia, pequena, mas poderosa para a saúde por causa de seus nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.