Propriedades medicinais e aplicações do Visco na saúde

Visco (Viscum album) é uma planta de origem europeia, sendo conhecida por vários nomes tais como visco-europeu, visqueiro, visco-branco e visco-de-chamariz.

Descrição

O arbusto é considerado como hemiparasita, por crescer em mais de 200 tipos de árvores. Possui caule, que apresenta aparência frágil, mas é bem resistente.

Visco

Visco (foto https://www.gardenersworld.com/plants/viscum-album/)

As folhas são verdes e cuneiformes. As flores quando aparecem são nas tonalidades verde-amarelada e abrem nos meses de fevereiro e maio. Os frutos são brancos e em forma de pequenas bolas.

Suas sementes atraem muitos pássaros e insetos, que são responsáveis por sua propagação. O plantio se dá por todo o ano, não importando a estação.

É de fácil cultivo e pouco exigente em relação à temperatura e rega, sendo encontrado em várias regiões do planta.

Propriedades medicinais

O arbusto é rico em propriedades medicinais tais como antiespasmódica, antitumoral, cardiotônica, diurética, emenagoga, sedativa, purgativa e vasodilatadora.

Serve para quê?

Visco

Visco (foto https://flora-on.pt/?q=Viscum)

Amplamente usado na medicina popular, para alívio de tosses, dores de cabeça, para a boa qualidade do sono; além de ajudar a eliminar o inchaço do organismo. Ele ajuda a tolerar os remédios forte do tratamento convencional do câncer.

Ele é usado para finalidades ornamentais, pois suas belas flores e frutos enfeitam o local onde está presente; além de muito popular nos enfeites de natal.

Há uma crendice popular, que quando o casal de namorados ou conhecidos se encontram, debaixo de um arranjo da planta, eles devem se beijar.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e aplicações do Visco na saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.