Capuchinha além de bela é muito benéfica para a sáude

Capuchinha (Tropaeolum majus L) é originária das Américas, principalmente nas regiões do México e Peru, mas foi disseminada por várias regiões do planeta.

Ela é conhecida por vários nomes tais como Agrião-do-México, Chagas, Coleária-dos-jardins, Flor-de-chagas e Flor-de-sangue.

Conheça mais Capuchinha

É uma planta de fácil crescimento, que se alastra facilmente. Prefere solos ricos em  nutrientes, rega constante sem encharcamento. Possui folhas arredondas de coloração azul-esverdeada, produz belas flores, cujas cores variam do amarelo ao vermelho-escuro, que são visitadas por insetos, principalmente as abelhas. Ela propaga-se por sementes ou mudas.

Ela é uma PANC, que é a denominação de Planta Alimentícia não Convencional e faz parte do cardápio de muitos povos, principalmente os asiáticos.

Propriedades da Capuchinha

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como antioxidante, expectorante, antibacteriana, antibiótica, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, diurética, depurativa, sedativa e estimulante.

É rica em vitamina C, ácidos graxos, flavonoides, glicosídeos, oxalatos, glucosinolatos, óleos essenciais, resinas, pigmentos; além de vários sais minerais tais como ferro, enxofre, cálcio e potássio.

Utilização da Capuchinha

Suas pétalas possuem sabor picante e podem ser usadas em variadas preparações culinárias tais como saladas, sucos, ornamentação e acompanhamento de pratos simples ou sofisticados.

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, para a limpeza do organismo, além de estimular e facilitar a digestão.

Ele é usada na medicina popular, em forma de chá, para alívio de tosses, gastrite; além de ajudar no controle da pressão arterial, retenção de líquido corporal e na saúde do couro cabeludo e dos cabelos.

Onde encontrar a Capuchinha?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em jardins, praças, mercados municipais, feiras livres, floriculturas; além de poder ser cultivada em canteiros, vasos e jardineiras.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

Capuchinha( foto fonte www.mercadolivre.com)

Capuchinha( foto fonte www.mercadolivre.com)

Capuchinha (Foto: http://dahortaprapanela.com.br/plantar_capuchinha/)

Capuchinha (Foto: http://dahortaprapanela.com.br/plantar_capuchinha/)

Be the first to comment on "Capuchinha além de bela é muito benéfica para a sáude"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.