Qual a origem da canjiquinha?

A canjiquinha, conhecida também por quirera de milho ou pela égua, é uma iguaria popular, cuja origem não tem uma definição precisa.

Origem

Não há consenso sobre a origem do preparo da iguaria, porém há documentos, que relatam seu preparo por volta de 1749.

Canjiquinha

Canjiquinha (foto foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Acredita-se que o nome é uma variedade do xerém, nome dado, em outras regiões, a diversos pratos salgados da cozinha luso-brasileira, baseados em milho quebrado e cozido.

Há outras versões que acreditam que o prato culinário tão conhecido, em diversas regiões brasileiras, pode ser originada da Ásia ou África, uma vez que a miscigenação de raças e costumes são muito grandes no Brasil.

Atualmente a canjiquinha é uma comida típica e popular, principalmente no estado de Minas Gerais; e se constitui basicamente de milho triturado grosseiramente até se esfarelar, a ponto de não passar por uma peneira; com acréscimo de carne de porco.

Para os paranaenses, a quirera com suã tornou-se prato típico de algumas regiões; sendo considerada uma herança dos tropeiros.

Como preparar a canjiquinha?

Geralmente coloca-se o milho quebrado, de molho por pelo menos quatro horas, e após sua higienização, é cozido com diversos ingredientes, que podem variar de acordo com a região; mas geralmente é acrescido de carne de porco (principalmente costelinha) e outros temperos caseiros, tais como alho, cebola e salsa. A água para o cozimento é acrescida aos poucos para garantir cremosidade ao prato, que deve ser preparado lentamente e de acordo com os mineiros, em fogão a lenha.

Lavoura de milho

Pés de Milho (foto foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Tradição

No período colonial, era muito popular nas roças brasileiras, principalmente entre os descendentes de italianos, que chegaram ao Brasil, para trabalhar nas lavouras de café. O costume era socar o milho, em pilão, para conseguir o ingrediente, que seria cozido com água e temperos, sem adição de carnes, que era bem escassa.

Geralmente a iguaria era o alimento mais barato, uma vez que era plantado, colhido e garantia a alimentação dos trabalhadores dos cafezais.

Be the first to comment on "Qual a origem da canjiquinha?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.