Propriedades medicinais e nutricionais da Anredera

Rate this post

Anredera (Anredera cordifolia) é nativa da América do Sul, sendo encontrada nas áreas da Mata Atlântica; além de conhecida por vários nomes tais como espinafre-gaúcho, bertalha-coração, basela, cipó-babão, folha-santa, parra-de-madeira e trepadeira-mimosa.

Descrição

A trepadeira é de ciclo perene, que pode alcançar até 8 metros de altura, prefere áreas sombreadas ao longo de cercas ou sobre plantas cultivadas a exemplo do café e variedades de citros.

Anredera

Anredera (foto https://worldofsucculents.com/anredera-cordifolia-madeira-vine/)

Possui caule subterrâneo tubérculo capaz de originar numerosos ramos aéreos, carnosos e volúveis que, ao recobrirem outras plantas, podem causar competição por luz solar.

Produz folhas simples, de forma ovalada, com o pecíolo carnoso, acrescido dos tubérculos nas axilas, dispostas de forma alternada.

Suas flores brancas atraem variados insetos. O fruto é carnoso e a planta propaga-se por meio dos tubérculos aéreos e sementes.

Propriedades nutricionais e medicinais

As folhas são ricas em vitaminas, fibras, proteínas e sais mineirais, principalmente ferro, zinco e cálcio. A planta é rica em propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória e hepática.

Serve para quê?

Os Tubérculos e folhas são utilizados na alimentação humana e na medicina popular para alívio de males do fígado; além da planta ser recomendada no paisagismo em função do porte, textura das folhas e flores atrativas.

Anredera

Anredera (foto https://worldofsucculents.com/anredera-cordifolia-madeira)

As folhas cruas são usadas em saladas, refogadas ou cozidas, em combinação com outras hortaliças e carnes; além de ser ingrediente para bolos e pães.

Os tubérculos aéreos podem ser consumidos cozidos ou fritos logo após a colheita, pois possui vida útil curta.

As folhas podem ser secas e moídas para se fazer farinha (pó verde) e usar como suplemento alimentar ou na panificação.

Onde encontrar?

Por de ser de fácil cultivo pode ser plantada em meio a outras culturas, mas deve ser monitorada, pois pode atrapalhar o crescimento de outras plantas. Ela é comercializada em sites, que vendem plantas, sementes e mudas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e nutricionais da Anredera"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.