Origem e utilização da Ameixa de Praia

Ameixa de Praia (Prunus maritima) é uma planta de origem norte-americana, conhecida também como Beach Plum, que está reunida em mais de 2.000 espécies.

Descrição

A planta é um arbusto arredondado, denso e com ventosas, que pode alcançar até quase dois metros de altura. Ela se adapta a locais arenosos e é pouco exigente em relação à qualidade do solo, mas prefere rega constante sem encharcamento.

Ameixa de Praia

Ameixa de praia (foto http://nymf.bbg.org/profile_photo_large.asp?id=662&img=906)

As flores brancas, que chamam atenção pela beleza, são simples ou duplas e se apresentam em pequenos grupos antes das folhas verde-escuras e brilhantes.

Os frutos possuem coloração que varia do roxo ao púrpuro, amadurecendo de agosto a outubro, e possuem aproximadamente 15 mm de diâmetro; além de uma semente grande. O arbusto propaga-se por sementes, mudas e estaquias.

Serve para quê?

Seus frutos podem ser ingeridos cruz ou cozidos e apresentam sabor, que varia do ácido ao adocicado. Eles são usados para a preparação de tortas, conservas ou ainda na forma seca, como lanche ou tira-gosto.

A planta se ingerida em quantidades maiores pode ser tóxica, mas se em pequenas quantidades, pode ser benéfica para a respiração, melhora da digestão e dá uma sensação de bem-estar; mas não há comprovação científica para tal, por isso ela é usada apenas na medicina popular.

Ameixa de Praia

Ameixa de praia (foto https://www.ovsla.com/plants-we-love-prunus-maritima-beach-plum/)

Ela é usada em projetos paisagísticos, em diversas aplicações, conferindo beleza aos espaços onde se faz presente; além de atrair diversos pássaros, que se alimentam de seus frutos e sementes.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em floriculturas, sendo de fácil cultivo e pouco exigente em relação ao solo.

Be the first to comment on "Origem e utilização da Ameixa de Praia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.