Pipa desde a antiguidade despertando a imaginação dos homens

Pipa, brincadeira que ainda atrai várias crianças de todo o mundo, ainda é envolvida por lendas, mistérios e mitos; pois desde a antiguidade ela encanta a criançada; que dedica horas a fio envolvida com o vai e vem dos coloridos artefatos.

As pipas datam de muitos séculos e se confundem com a própria história da civilização; sendo utilizada como brinquedo, instrumento de defesa, arma, objeto artístico; além de servir como ornamentação de variados espaços.

Origem da Pipa

Sua origem remonta ao homem primitivo, que ao observar os pássaros, tentou criar uma forma de imitá-los, confeccionando algo parecido com o bailado dos pássaros ao ficar majestosamente pairando no ar.

Conforme registros mitológicos, o primeiro voo foi de Ícaro com seu pai Dédalo, que estavam aprisionados no labirinto de Creta. Eles construíram asas com cera e conquistaram sua liberdade, mas devido a imprudência de Ícaro, que tentou voar até próximo ao sol, que devido ao calor derreteu suas asas, eles acabaram caindo no mar e perdendo a vida.

As pipas foram originadas da tentativa frustada que o homem tinha de não poder voar. Não há uma data precisa para o aparecimento do brinquedo, que possivelmente surgiu na China, aproximadamente 200 anos a.C.

Há registro nos hieróglifos antigos dos egípcios referentes aos objetos que voavam controlados por fios. Outros povos tais como fenícios, africanos, hindus e polinésios também conheciam seus segredos.

Há um relato que o grande navegador Marco Polo, em suas andanças pela China, ao ver-se encurralado por inimigos locais, fez voar uma pipa carregada de fogos de artifício presos de cabeça para baixo; que explodiram no ar em direção à terra, provocando o primeiro bombardeio aéreo da história da humanidade.

Nos países orientais desde a antiguidade até os dias atuais, há a utilização de pipas com motivos religiosos e místicos, como atrativo da felicidade, sorte, nascimento, fertilidade e vitória. Por isso ainda é possível assistir em suas comemorações, variadas pipas com pintura de dragões, que atraem a prosperidade; com uma tartaruga, longa vida e a coruja, sabedoria.

Formato das pipas

Elas são confeccionadas em papéis coloridos, varetas, cola e extensa linha para garantir a altura do voo, segurança e o retorno delas; dessa forma satisfazendo um pouco o desejo de plainar no vento.

Ela possui vários nomes tais como quadrado, papagaio, pandorga, barrilete ou outro nome dependendo da região ou país, mas em qualquer lugar ela é conhecida nas brincadeiras infantis.

Elas têm o poder de ornamentação, de disputa de espaços, para fazer acrobacias e para mapear os céus; além de serem um entretenimento de crianças em várias partes do mundo.

Pipa ( foto fonte //wings-of-fairy.blogspot.com.br/2017/02/amuletos-pipa.html)

Pipa ( foto fonte //wings-of-fairy.blogspot.com.br/2017/02/amuletos-pipa.html)

Pipa (foto fonte //pt.aliexpress.com/price/kite-flying-kids_price.html)

Pipa (foto fonte //pt.aliexpress.com/price/kite-flying-kids_price.html)

Be the first to comment on "Pipa desde a antiguidade despertando a imaginação dos homens"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.