Propriedades Medicinais e aplicações da Palmarosa

Palmarosa (Cymbopogon martinii) é uma planta de origem asiática, sendo muito muito utilizada na medicina popular e pertencer ao mesmo gênero do capim limão. Amplamente conhecida pelos indianos que a utilizam na medicina ayurveda.

Ela e é encontrada em vários continentes do planeta, sendo utilizada em diversas aplicações das indústrias farmacêutica e cosmetológica; além de muito empregada na medicina popular.

Descrição

A planta possui ciclo perene, de fácil cultivo, sendo propagada por suas touceiras, que produzem folhas longas; além de se adaptar a variados tipos de clima.

Pamarosa ( //artisanaromatics.com)

Ela pode ser cultivada em vasos, canteiros, jardins e jardineiras. Adapta-se bem em solos e úmidos, sem encharcamento; e tem predileção por luz solar boa parte do dia.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como adstringente, antisséptica, antifúngica, aromática, cicatrizante, bactericida, hidratante, calmante, febrífuga, estimulante, refrescante, relaxante, tônica e afrodisíaca.

Serve para quê?

Ela é muito usada na medicina popular para alívio de vários males ligados à digestão, ao nervosismo, para a saúde e hidratação da pele; além de ajudar na cicatrização de feridas. Ajuda ainda a controlar a temperatura corporal, na eliminação de fungos e bactérias.

O óleo extraído de suas flores secas, possui aroma doce e tom amarelo claro, sendo comercializada para diversas aplicações externas, pois seu uso interno não é aconselhado.

Ele é usado em vários spas, seja na forma de massagem ou banhos de imersão, para ajudar no relaxamento e na qualidade do sono.

Palmarosa (//www.diytrade.com)

O óleo é usado ainda na fabricação de velas, sabonetes, incensos, produtos de limpeza e na indústria de variados perfumes e loções.

Onde encontrar?

Ele é comercializado em farmácias de manipulação e em sites que comercializam variados óleos essenciais para alívio de diversos males.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades Medicinais e aplicações da Palmarosa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.