Mentrasto é rico em propriedades medicinais para a saúde

Mentrasto (ageratum conyzoide L.) é uma planta natural das Américas, usada na medicina popular, conhecida como erva de São João, catinga de bode, agerato, cacália-mentrasto, câmara-opela e picão roxo.

Ela é comumente encontradas desde o México até o Brasil. Na Europa ela é cultivada como planta ornamental.

Cultivo

A planta é uma erva anual de clima tropical a subtropical, que vegeta praticamente o ano todo, a pleno
sol ou em locais ligeiramente sombreados. Ela é aromática e possui raízes fibrosas, sendo de fácil cultivo e crescimento rápido, até um metro de altura. Em algumas, regiões ela é considerada como erva daninha, pois se multiplica com muita rapidez.

Mentrasto (foto https://keys.lucidcentral.org)

Mentrasto (foto https://keys.lucidcentral.org)

É pouco exigente em relação ao solo, mas prefere rega contante sem encharcamento. Produz belas flores lilases, que são polinizadas por abelhas. Produz muitas sementes, que são responsáveis por sua propagação.

Propriedades Medicinais

A planta possui diversas propriedades medicinais tais como analgésica, cicatrizante, antibacteriana, antiespasmódica, antidiarreica, antirreumática, estimulante, fortificante, antitumoral, estomáquica e emenagoga.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada na medicina popular,  em forma de chá, para alívio de problemas estomacais, no alívio de cólicas e diarreias.

Em forma de cataplasma, para uso externo, é usada para problemas de pele, cicatrização de queimaduras e feridas. O óleo extraído da planta é utilizada para rituais e banhos de purificação. O suco fresco da planta é usado para o alívio da rinite alérgica, sinusite e alívio de dores de cabeça.

Mentrasto (foto https://www.uniprot.org)

Mentrasto (foto https://www.uniprot.org)

Ela é conhecida em várias regiões do planeta e além de usada na medicina popular; ela serve como forrageira para cabras, bovinos e muares.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em hortas domésticas, em sites e farmácias de manipulação, que a comercializam em forma de pó, cápsulas, extratos e desidratada.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Mentrasto é rico em propriedades medicinais para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.