Melão de São Caetano e suas propriedades para a saúde

Melão de São Caetano (Momordica charantia) é um vegetal de origem asiática, muito popular entre os japoneses, que o utilizam regularmente em sua alimentação.

Ele é conhecido popularmente por melão amargo, fruto de cobra, erva das lavadeiras, melãozinho, goya, nogagori e niagagori, para os japoneses.

Desde os tempos mais remotos ele é utilizado como planta medicinal e entre os africanos era empregado também na lavagem de roupas para ajudar na remoção da sujeira, ao esfregar os frutos nas roupas.

Conheça o Melão de São Caetano

É uma trepadeira que nasce espontaneamente em vários tipos de solo, que requer rega abundante para crescimento e frutificação. Sua floração é amarelada e seus frutos nascem verdes e ficam amarelados, quando amadurecem, com sementes na cor vermelha.

No Brasil, ele é considerado como erva daninha, sendo encontrado em terrenos baldios, cercas, alambrados, hortas e diversas lavouras.

Propriedades Medicinais do Melão de São Caetano

Ele possui variadas propriedades medicinais tais como adstringente, afrodisíaca, aperitiva, estomáquica, anti-helmínticos, anti-hemorroidário, antidiabética, antimicótica, antifebrífugos, antivenéreos, antileucorréico, anti-reumática, antiflatulenta, anticatarral, antipirética, cicatrizante, colerética, depurativa do sangue, emenagoga, emético, emoliente, estomáquico, febrífuga, hemostáticos, hipotensora, hipoglicêmica, laxante, purgativa, rubefaciente, supurativa, vomitivos vermífugo, vermicida e poderoso anticancerígeno.

Utilização do Melão de São Caetano

Há várias formas de utilização do vegetal, na medicina popular, além de ser empregado, quando verde, em saladas e diversas preparações culinárias; sendo muito popular entre os japoneses.

-Seus frutos cozidos agem em casos de vômitos e doenças venéreas;

-Em forma cataplasma, com seus frutos maduros, para uso externo, para casos de problemas hemorrágicos;

-O suco de suas folhas secas é eficaz em casos de problemas eméticos, purgantes, mordidas de serpentes e afecções biliares;

-O chá  de suas folhas é utilizado em afecções dermatológicas; menstruações doloridas, cólicas causadas por vermes e para alívio de hemorroidas;

-O suco de suas folhas amassadas com óleo amêndoas auxilia no tratamento de queimaduras.

Era muito comum nas casas de roça, misturar toda a planta e seus frutos amassados, em fubá, para alimentação das galinhas, pois era uma forma eficaz de acabar com suas parasitoses.

Pesquisas científicas com Melão de São Caetano

Pesquisas recentes  na Universidade de Colorado, verificaram o potencial assombroso do vegetal de lutar contra o crescimento dos quatro tipos de cânceres pancreáticos, que são os mais agressivos.

De acordo com a pesquisa, o suco do vegetal, na concentração de 5% em água mostrou ter um potencial assombroso de lutar contra o crescimento dos cânceres pancreáticos pesquisados.

Para os cientistas outras formas de eliminar o câncer é fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar, eliminar infecções dentais e materiais tóxicos dos dentes e alcalinizar o organismo.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Melão de São Caetano

Melão de São Caetano

Melão de São Caetano

Melão de São Caetano

1 Comment on "Melão de São Caetano e suas propriedades para a saúde"

  1. Dear sir,
    Good day ,we are Nile herbal co.We work in exporting a wide range of herbs,spices & seeds products(oregano ,
    basil ,mint ,parsley,…)to different countries in the world.
    The company management carries out export shipment at competitive prices,providing the highest level of quality of product through an experienced team.
    Looking forward to hearing from you soon.
    Regards,

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.