Propriedades medicinais e aplicações da Lampsana

Lampsana (Lampsana communis) é considerada como planta medicinal, de origem portuguesa, que possivelmente chegou ao Brasil com os colonizadores.

Ela é conhecida popularmente por erva das mamas, pois era comumente usada para aliviar os caroços das mamas das gestantes, nas zonas rurais brasileiras.

Descrição

A planta possui ciclo anual e seu caule é ereto com a formação de pelos ao longo de sua extensão, que pode chegar até 1,20 metros. As folhas pequenas e amarelas possuem longos pecíolos, são ovaladas e dentadas; além de atingir de 1 a 15 cm de comprimento.

Lampsana (foto www //jb.utad.pt)

As inflorescências são capítulos reunidos numa panícula e apenas com flores liguladas. Os frutos são secos e lembram ao formato do dente-de-leão.

Propaga-se por semente ou mudas e cresce em locais com maior umidade, com luz solar direta e pouco exigente em relação à qualidade do solo.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como antidiabética, anti-inflamatória, emoliente, laxativa e refrescante.

Serve para quê?

Lampsana (//www.illinoiswildflowers.info/)

É utilizada em medicina tradicional e popular, para aliviar os seios encaroçados das mulheres que deixam de amamentar, por causa das dores; além de ajudar no alívio de problemas digestivos, do fígado, da prisão de ventre e no controle da diabetes.

A planta é usada, preferencialmente, em forma de cataplasma ou salada, sendo com aplicação local ou através da ingestão das folhas da planta.

Onde encontrar?

É considerada como erva daninha, sendo encontrada em beiradas de estradas, terrenos baldios e canteiros abandonados.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e aplicações da Lampsana"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.