Propriedades medicinas e benefícios da Japecanga

Japecanga (Smilax spp) é nativa das Américas, sendo facilmente encontrada na Mata Atlântica; amplamente conhecida por suas propriedades medicinais.

Conhecida popularmente por Uva do mato de espinho, Salsa Parrila, Salsaparrilha frutífera, Mexican Sarsaparilla, Veracruz  Sarsaparilla, Wild Licorice (Inglês) e Tu Fu Ling (Chinês).

Ela é usada desde a antiguidade na medicina popular e muito conhecida pelos indígenas, que a usavam para aliviar diversos males. A planta caiu no gosto dos portugueses, que a espalharam em várias regiões do planeta.

Descrição

A planta produz cipós, que atingem de 4 a 7 m de comprimento e ramos laterais que ficam emaranhados. As folhas possuem bainhas esbranquiçadas de 1 a 3 cm de comprimento, na base do pecíolo, de 3,5 a 7 cm de comprimento. As flores são dioicas, ou seja há flores masculinas em uma planta e as femininas em outra planta.

Japecanga (foto //ervanarium.com.br)

Os frutos são formados em cachos arredondados contendo 6 a 40 frutos de 8 a 1,5 cm de diâmetro; com casca amarelo-alaranjada e polpa da mesma cor, de sabor acidulado envolvendo 2 a 4 sementes avermelhadas.

Propaga-se pela divisão dos cipós ou por sementes. É de fácil cultivo, preferindo solos úmidos e rico em nutrientes para seu crescimento.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como depurativa, anti-inflamatória, diurética, diaforética, aperiente, eupéptica, emoliente, expectorante, antileprosa, antibiótica, antibacteriana, miotônica e sudorífica.

Serve para quê?

Suas folhas  e frutos são utilizados como condimento na alimentação dos indígenas. Sua raiz, órgão de maior
atividade e que contém amido, smilacina, saponina, mucilagem, extrato alcoólico e aquoso é usada como preparados tônicos; além de ajudar no tratamento de doenças venéreas, principalmente a sífilis.

Japecanga (foto //war.wikipedia.org)

Usada ainda para alívio de tosses, gripes e resfriados; além de auxiliar na saúde da pele, na purificação do sangue e em problemas de digestão.

Comumente a raiz da planta é embebida na cachaça, que após um tempo, é usada em goladas, para ajudar na prevenção de várias doenças, sendo ainda muito popular na zona rural. Empregada ainda para aromatizar cervejas e na preparação do chimarrão, em alguns locais do sul do Brasil.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em drogarias e em farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinas e benefícios da Japecanga"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.