Chimarrão, tradição que aquece o inverno e a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Chimarrão, também conhecido como mate, é um costume herdado das culturas indígenas quínchas, aimarás e guaranis; cujas tribos eram originadas das América do Sul.

A bebida é a preferida pelo sul-rio-grandense, que a incorporou em suas tradições desde a formação da região, que contou com a ajuda dos tropeiros. Mas ela é ingerida também pelos paranaenses e catarinenses.

A erva-mate foi a principal responsável pelo crescimento econômico, social e político do Rio Grande do Sul, que por muitos anos teve mais contato com os países vizinhos; tais como Uruguai e Paraguai, que com os estados brasileiros.

Erva Mate

Erva Mate

Tradição

O chimarrão é composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída, água morna; além de uma garrafa térmica, que o gaúcho não dispensa, para manter sua bebida aquecida.

É muito comum encontrar o gaúcho com uma garrafa de chimarrão, nas praças das cidades tais como Porto Alegre, Nova Petrópolis, GramadoFlores da Cunha, para aquecer o frio; além de bater um bom papo com os amigos.

Origem do nome

O termo mate, que é sinônimo de chimarrão, é mais utilizado nos países de língua castelhana que utilizam cimarrón, que para eles quer dizer, gado domesticado que retornou ao estado de vida selvagem; além de expressar ainda o cão sem dono, bravio, que se alimenta de animais que caça; ou burro, chucro e bárbaro.

Erva Mate

Erva Mate

Durante o século XVI, a bebida foi considerada como erva do diabo, sendo proibida para consumo. Somente a partir do século XVII, ela passou a ser comercializada, pela Estrada Graciosa, com os tropeiros.

Preparo do Chimarrão

A bebida é preparada com a moagem da erva-mate, acondicionada em cuia própria, na qual se adiciona água quente; sendo tomada a goladas. O sabor amargo varia de acordo com a quantidade de erva-mate colocada na água.

A erva pronta para o uso consiste em folhas e ramos finos, secos e triturados, que possui grande variedade e modo de preparado; que pode variar de acordo com a região e país em que a bebida é preparada. Por exemplo, na Argentina, ela possui uma aparência mais amarelada.

Chimarrão( foto //www.jacomar.com.br/)

Chimarrão( foto //www.jacomar.com.br/)

Além de aquecer o inverno, ela é benéfica para a saúde; sendo empregada na preparação de bebidas, remédios, produtos de beleza, cerveja, refrigerante, licores e sorvetes.

O costume deu origem a várias músicas, sendo uma das mais conhecidas “É disso que o velho gosta”, interpretada pelo Gaúcho da Fronteira e variados cantores brasileiros.

Be the first to comment on "Chimarrão, tradição que aquece o inverno e a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.