Propriedades Medicinais da Folha-da-Fortuna para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Folha-da-Fortuna (Bryophyllum pinnatum) é originária da África, conhecida popularmente por coirama, saião, ou folha-do-ar, saião-roxo, amor-verde, paratudo e planta-do-amor.

Amplamente utilizada na medicina popular, desde a antiguidade, por causa de suas propriedades medicinais; além de muito conhecida pelos indígenas e na medicina dos indianos, nominada de ayurveda.

A planta é utilizada em diversos experimentos científicos, por causa de suas variadas propriedades terapêuticas.

Flor da Fortuna (foto //picclick.com/)

Descrição da Folha-da-Fortuna

É uma planta sublenhosa, de ciclo perene, carnosa, que cresce até 1,5 metros. Suas flores são hermafroditas, penduladas, de cor verde-pálidas ou amarelo-avermelhadas. Propaga-se pela divisão da planta.

Ela é de fácil cultivo e bem tolerante às variações climáticas e frequência de rega.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, tópica, antifúngica, antioxidante, cicatrizante,depurativa, antibacteriana, antialérgica e anti-úlcera.

Serve para quê?

Ela é usada para tratamento de inflamações, infecções, feridas, ulcerações, furúnculos, gastrite, queimaduras,  contusões, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce. As folhas são usadas na forma de emplastros, cataplasma, sucos, xaropes e tinturas.

Flor da Fortuna (foto //www.plantingman.com)

Na Amazônia, é muito comum o suco da folha ser misturada ao leite materno para alívio de dores de ouvido. Na África, o suco é misturado ao óleo de coco ou andiroba para alívio de enxaquecas.

A planta possui características ornamentais enfeitando jardins, canteiros, praças e cercas vivas; além de amplamente comercializada em floricultura, em pequenos vasos.

Facilmente encontrada em pequenos jardins e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades Medicinais da Folha-da-Fortuna para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.