Andiroba amplamente empregada na medicina popular

Andiroba (Carapa Guianensis) é uma planta originada da Amazônia, conhecida por suas propriedades terapêuticas utilizadas na medicina popular. Ela possui vários nomes tais como suruba, iandiroba, garapa, carapá, cedro-macho e mogno bastardo

Ela é encontrada em vários países da América do Sul e conhecida pelos índios desde a antiguidade, por causa de suas propriedades medicinais.

Cultivo da Andiroba

É uma arvore de grande porte, que pode atingir até 40 metros de altura, que prefere solos férteis e mais úmidos. Produz folhas grandes e floresce na primavera de agosto a setembro e depois no verão, de janeiro a fevereiro. Seus frutos possuem casca seca e dura. De suas sementes são extraídas o óleo usado em diversas aplicações. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Andiroba

Ela é rica em propriedades antibacteriana, anti-inflamatória, repelente, cicatrizante, relaxante, vermífuga, anticancerígena e anti-artrítica.

Aplicações da Andiroba

O óleo, extraído de suas sementes, é utilizado para diversas finalidades na medicina popular; alem de amplamente utilizado pelas industrias farmacológica e cosmetológica.

Sua madeira é empregada na fabricação de mastros de navios, construção civil e mobiliário; além da árvore ser formadora de mata primária, em áreas de várzeas úmidas na região norte do Brasil.

Ela é usada também em projetos paisagísticos, pois sua forma e grande copa permitem boa sombra; usada também para praças e parques públicos.

Aplicações da Andiroba na medicina popular

O chá da planta é usado para febres e vermes intestinais, podendo também ser aplicado externamente para úlceras, parasitas e outros problemas de pele; além de gargarejos para dores de garganta e tosses.

O óleo pode ser esfregado por todo o corpo e nos cabelos para afugentar e proteger de insetos que picam e provocam as desconfortáveis coceiras. Ele pode ser aplicado diretamente nas articulações para aliviar a dor da artrite e reumatismo; além de aliviar feridas, alergias e ajudar na saúde da pele.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Andiroba ( foto fonte http://matavivaengenharia.blogspot.com.br/2013/02/andiroba-e-oferta-que-amazonia-faz-ao.html)

Andiroba ( foto fonte http://matavivaengenharia.blogspot.com.br/2013/02/andiroba-e-oferta-que-amazonia-faz-ao.html)

Andiroba ( foto fonte http://www.fazfacil.com.br/jardim/andiroba-carapa-guianensis/)

Andiroba ( foto fonte http://www.fazfacil.com.br/jardim/andiroba-carapa-guianensis/)

Be the first to comment on "Andiroba amplamente empregada na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*