Propriedades medicinais da Fitolaca para a saúde e bem estar

5 (100%) 1 vote[s]

Fitolaca (Phytolacca decandra) é nativa das Américas; conhecida por vários nomes populares tais como caruruaçi, erva-dos-cachos, erva-de-laca, espinafre-macio, uva do Canadá, tintureira-vulgar, fitolaca americana, uva-turca, e uva-dos-passarinhos.

Ela é usada desde a antiguidade por causa de suas propriedades, na medicina popular, para alívio de diversos males. Em algumas regiões ela é utilizada ainda em rituais para afugentar maus espíritos.

Descrição

Fitolaca (foto //www.spicesmedicinalherbs.com)

A planta pode atingir até quatro metros de altura, possui caule avermelhado, ereto e folhas grandes, que se afinam nas extremidades e produz numerosas flores brancas.

Seus frutos são pequenos e quando amadurecem são vermelhos de cor escura e intensa.

Ela é de fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação ao solo e frequência de rega, mas prefere luz solar direta. Ela é comumente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas, campos e florestas. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como depurativa, anti-inflamatória, antimicrobiana, antirreumática, purgativa, emenagoga e laxante leve.

Serve para quê?

Por causa de suas propriedades medicinais, suas folhas e raízes são amplamente utilizadas na medicina popular para alívio de prisão de ventre, sarna, dores reumáticas, na saúde da pele;  além de ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Fitolaca (foto //www.innerpath.com.au)

O suco das bagas da planta tem sido usado como pigmento e tinta; além de servir como agente de coloração para vinhos. As pequenas e novas folhas são enlatadas e vendidas com a denominação “poke salet”.

As folhas devem ser usadas apenas na forma cozida, pois na forma crua, são tóxicas e podem gerar desconforto para quem as ingerir.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais da Fitolaca para a saúde e bem estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.