Erva-cidreira repleta de benefícios para a saúde

Erva-cidreira (Melissa officinalis) originária da Europa, conhecida desde a antiguidade, por suas propriedades relaxantes; usada na medicina popular para alívio de várias enfermidades.

Chegou ao Brasil com os portugueses e foi conquistando seu espaço e se perpetuando entre as gerações que transmitem seus conhecimentos para seus descendentes.

Ela é muito popular e tem sua comercialização em larga escala ficando atrás apenas do mate, que é campeão de vendas.

Conheça a Erva-Cidreira

É uma herbácea de ciclo perene, com altura que varia de 30 a 60 cm de altura. Possui folhas verdes e lanceoladas; suas flores só aparecem em regiões mais altas. Prefere solos ricos em nutrientes e clima temperado para seu crescimento. Propaga-se por sementes e mudas.

Propriedades da Erva-Cidreira

A planta possui propriedades relaxante, calmante, carminativa, antibiótica, cicatrizante, digestiva, anti-flatulência e bacteriostática.

A herbácea possui diversas substâncias benéficas à saúde tais como polifenóis, terpenos, taninos e flavonoides; além de uma poderosa ação antioxidante proveniente do ácido rosmarínico, que possui atividade antioxidante maior que a vitamina E.

Utilização da Erva-cidreira

Ela é utilizada na culinária para aromatização de vários pratos, em sucos, batidas, saladas, marinadas, cremes e na aromatização de água.

Na medicina popular, ela é usada em forma de chá, como calmante, para melhora da digestão, alívio de flatulências; além de ajudar no controle e proteção do sistema nervoso. Seu consumo regular, ajuda no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Sua folhas, usadas em forma de emplastro, servem para cicatrização de feridas e para controlar as temidas acnes.

O óleo essencial extraído da planta é utilizado na preparação de inseticidas para pragas de lavouras, sendo uma forma sustentável de proteção de culturas.

Onde encontrar a Erva-cidreira?

Ela é encontrada em hortas domésticas, quintais das casas de roça, em canteiros, jardineiras, jardins, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Erva-Cidreira

Erva-Cidreira

Erva-cidreira (Foto: //www.dicasverdes.com/2015/11/as-propriedades-da-erva-cidreira-e-seus-beneficios/)

Be the first to comment on "Erva-cidreira repleta de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.