Cistus repleta de propriedades terapêuticas para a saúde

Cistus (cistus incanus) é uma planta de origem europeia, reunida em mais de 28 espécies do gênero cistus, que possuem componentes medicinais benéficos para a saúde.

A erva é de fácil cultivo, prefere clima tropical, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Suas folhas possuem coloração verde-acinzentadas e as flores são lilases, com textura enrugada; além de preferidas pelas abelhas. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, antisséptica e antifúngica.

Ela possui polifenóis, que a defendem dos raios solares ultra-violetas e predadores; além de ser uma substância rica em antioxidante, muito benéfica para a saúde humana.

Cistus (foto //labdanum-creta.blogspot.com)

Cistus (foto //labdanum-creta.blogspot.com)

Serve para quê?

Na medicina popular, o arbusto pode ser feito tanto em forma de chás, como também em cápsulas e sprays.

Seu uso frequente fortalece o sistema imunológico; além de prevenir o envelhecimento precoce, na saúde da pele e da boca.

Ela ajuda na prevenção de doenças, e seu chá pode ser usado para higienização da boca e da garganta, prevenindo inflamações e mau hálito.

Auxilia ainda no alívio de problemas estomacais e no fortalecimento das artérias, na prevenção de micoses, na regulação de diarreias e na limpeza do organismo.

Ela pode ser usada em forma de cápsula, chá ou spray, sendo facilmente encontrada em farmácias de manipulação, em drogarias, ou em sites.

Ela possui ainda finalidades ornamentais, sendo usada em diversos projetos paisagísticos, em jardins, jardineiras  e canteiros.

Cistus (foto //nathistoc.bio.uci.edu)

Cistus (foto //nathistoc.bio.uci.edu)

Onde encontrar?

Ela pode ser encontrada em farmácias de manipulação, drogarias, feiras populares e em sites, que comercializam sementes e plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudicais à saúde.

Be the first to comment on "Cistus repleta de propriedades terapêuticas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.