Cipó-alho e sua versatilidade na culinária e medicina popular

2 (40%) 4 vote[s]

Cipó-alho (Mansoa Alliacea) é um arbusto de origem amazônica; muito popular entre os ribeirinhos e amplamente usada na medicina popular para alívio de várias doenças. Ele é nominado popularmente de alho-da-mata e ajo sacha, para os peruanos.

Ele é usado pelos indígenas em seus rituais, com o objetivo de espantar maus espíritos e para melhorar os sintomas de várias doenças. Eles utilizam toda a planta, na forma moída, para aliviar as doenças respiratórias.

Conheça o cipó-alho

É uma planta trepadeira, de ciclo perene, que produz vasta folhagem e belas flores em tons lilases, que aparecem várias vezes ao ano. Adapta-se a vários tipos de solo, desde que sejam ricos em nutrientes. Prefere solo úmido sem encharcamento e bastante luz solar.

Utilidades do Cipó-alho

O arbusto é  empregado na medicina popular, através de suas raízes, folhas e cascas para aliviar artrite, epilepsia, febre, dor de cabeça, gripes, reumatismo, tônico reconstituinte e fixador de perfumes. Na culinária é utilizado para realçar o sabor do alimentos; além de empregado como repelente de insetos e morcegos.

Ele é utilizado também como planta ornamental para cobrir alambrados, cercas, caramanchões e também pode ser conduzido como arbusto em cercas vivas, mas para isso serão necessárias podas frequentes.

Onde encontrar o Cipo-alho

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, principalmente na região norte, em casas que vendem produtos naturais, na forma de tinturas e cápsulas e em sites que comercializam mudas e plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

Cipó-alho (Foto fonte: www.youtube.com)

Cipó-alho (Foto fonte: www.youtube.com)

Cipo-alho (foto fonte: ohlobophoto-jlp.tumblr.com)

Cipo-alho (foto fonte: ohlobophoto-jlp.tumblr.com)

Be the first to comment on "Cipó-alho e sua versatilidade na culinária e medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.