Cânfora: benefícios, propriedades medicinais e como usar

A Cânfora (Artemisia camphorata) é uma planta originada da Ásia Oriental, que por muitos anos foi monopolizada pelos japoneses. Somente após o final da Segunda Guerra, que a planta foi disseminada para outros continentes.

A planta que pertence à família Asteraceae é conhecida por vários nomes tais com rabugem, canforeira, cavaleira, cânfora-de-jardim, cânfora-das-hortas e alcanfor.

É uma planta que prefere solos ricos em nutrientes, rega constante, sem encharcamento. Propaga-se por mudas. Ela é conhecida desde os tempos mais remotos e utilizada na medicina popular por causa de suas propriedades terapêuticas.

Propriedades da Cânfora

Todas as partes da planta são usadas em forma de chá, vaporização, cataplasmo e infusões para alívios de variadas enfermidades, pois a planta possui inúmeras propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, expectorante, estimulante, anti-séptica, excitante, antirreumática, parasiticida, anestésica (óleo age eficientemente como anestésico local, reduzindo dores e perturbações sensoriais nervosas), antidiarreica, descongestionante (é comum vê-la na composição de medicamentos), calmante, antiepiléptica e sedativa.

A planta possui vários componentes ativos tais como flavonoides, óleos essenciais, princípios amargos e ácidos orgânicos.

Utilização da Cânfora

É utilizada para enjoos, gases, reumatismo, frieiras, contusões e dores musculares, além de sedativa para transtornos nervosos tais como histerismo, convulsões, melancolia, nevralgia e hipocondria.

Esta planta é também um inseticida natural, devido ao seu forte aroma. Normalmente queima-se a ponta de um lenço embebido em seu óleo para afastar insetos, ou adiciona-se uma gota de seu óleo perto de alimentos (grãos) para que insetos e pragas se mantenham afastados.

Onde encontrar a planta?

A planta é encontrada em forma de talco, pomada e óleo essencial em farmácias de manipulação, de produtos naturais e drogarias; além de estar presente nos quintais das casas das roças e em vias, canteiros e praças, pois possui finalidades ornamentais, enfeitando e perfumando o ambiente onde está presente.

Cânfora-de-jardim (Foto: //plantas-ornamentais.blogspot.com.br/)

Cânfora-de-jardim (Foto: //plantas-ornamentais.blogspot.com.br/)

Cânfora (Foto fonte: //www.remedio-caseiro.com/canfora-de-jardim)

Cânfora (Foto: //www.remedio-caseiro.com/canfora-de-jardim)

Be the first to comment on "Cânfora: benefícios, propriedades medicinais e como usar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.