Azevinho além de belo possui várias propriedades terapêuticas

Azevinho (ilex aquifolium) cresce espontaneamente em Portugal, sendo encontrada na região sul brasileira; conhecida também por azevim, azevinheiro, pau azevim, sombra de azevim e pica-folha.

A planta é muito procurada em época natalina para ornamentação de casas de diversos espaços; sendo que o costume remonta ao paganismo pré-cristão da Europa. De acordo com a crença popular, ela tem o poder de espantar o mau-olhado; além de ser considerada símbolo do amor, esperança e para proteção das casas.

Conheça o Azevinho

É uma planta de médio porte, de crescimento lento, que pode alcançar até 8 metros de altura, tem preferência por temperaturas mais amenas, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Produz belas folhas verdes, que se apresentam recortadas e com pequenos espinhos nas extremidades.

Suas flores brancas ou rosáceas e pequenas são visitadas por insetos. Seus pequenos frutos, aparecem de outubro a dezembro; e ficam vermelhos quando amadurecem; fazendo a planta ficar muito bela. Propaga-se pelas sementes ou mudas.

Propriedades do Azevinho

Ele possui diversas propriedades terapêuticas tais como analgésica, laxante, afrodisíaca, antidepressiva, diurética, depurativa, hipoglicemiante e antirreumática.

Benefícios do Azevinho

Suas folhas, usadas na forma de chá, na medicina popular, para alívio de problemas estomacais, para limpeza do sangue, para melhora de tosses, bronquites, dores reumáticas, para ajudar no controle da diabetes; além de ser usado como afrodisíaco e como tonificante para o coração.

Utilização do Azevinho

Ele é usado na ornamentação de canteiros, praças e jardins, na medicina popular para alívio de vários males; além de sua madeira ser empregada em diversas aplicações tais como marcenaria e na construções de instrumentos musicais.

Onde encontrar o Azevinho?

Ele é encontrado facilmente em regiões com temperatura mais amenas, embelezando ruas e canteiros e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Azevinho

Azevinho

Azevinho

Azevinho

Be the first to comment on "Azevinho além de belo possui várias propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.