Avenca repleta de propriedades e encontrada em quase todo planeta

Avenca (Adiantum spp.) originada na América, mas encontrada em quase todas as regiões do planeta; utilizada desde os tempos mais remotos como planta ornamental e na medicina popular para alívio de vários males.

Ela é conhecida por vários nomes tais como Avenca-de-Montpellier, Cabelo-de-Vénus, Capilária, Capilária-de-Montpellier e Lágrima-de-sangue.

Há uma crença de que a planta espanta mau olhado e atrai energias negativas. Se é crença ou não, é muito comum os jardins das casas de roça ornamentado com um lindo pé de Avenca.

Cultivo da Avenca

É uma herbácea, de ciclo perene, que pode alcançar até 50 cm de altura, em forma de touceira, que prefere locais úmidos, sem encharcamento e rico em nutrientes; além de luz indireta.

Sua propagação é por seus esporos, que são os pontinhos, que ficam na beirada de suas folhas e que tornam-se amarronzados quando amadurecem. Eles são dispersos pelo ventos e brotam com facilidade. A divisão das touceiras será outra alternativa para disseminar a planta.

Ela pode ser cultivada em vasos, jardineiras, canteiros e em diversos locais que tenham luz indireta, solo drenado, mas com rega constante.

As mais cultivadas são Cabelo-de-vênus (Adiantum capillusveneris); · Cabelo-de-anjo (Adiantum microphyla); · Avencão (Adiantum macrophylla) e Avenca suíça (Adiantum radianum).

Propriedades da Avenca

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, depurativa, expectorante, vermífuga, anti-fúngica e antibacteriana.

Utilização da Avenca

Ela é muito utilizada em jardins e em projetos paisagísticos para embelezamento dos lugares, pois sua forma mais usual é a ornamental.

Na medicina popular, algumas variedades da avenca são utilizadas como calmante para a tosse ou problemas no couro cabeludo.

Onde encontrar a planta?

Ela é encontrada em jardins próximos de fontes, em minas d’água, em quintais e jardins, pois são de fácil cultivo e propagam-se com facilidade.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Avenca (foto fonte //www.quimicalimentar.com.br/avenca-o-cha-de-avenca-e-empregado-principalmente-contra-o-catarro-pulmonar-rouquidao-e-tosse/)

Avenca (foto fonte //www.quimicalimentar.com.br/avenca-o-cha-de-avenca-e-empregado-principalmente-contra-o-catarro-pulmonar-rouquidao-e-tosse/)

Avenca (foto fonte //www.jardimdasideias.com.br/1167-plantando_avencas)

Adiantum (foto fonte //www.jardimdasideias.com.br/1167-plantando_avencas)

Be the first to comment on "Avenca repleta de propriedades e encontrada em quase todo planeta"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.