Arruda desde a antiguidade servindo de amuleto e alívio de vários males

Arruda (ruta graveolens) é uma planta de origem mediterrânea; conhecida desde os tempos mais remotos, na medicina popular, para alívio de vários males. Ela possui diversos nomes tais como arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, erva-arruda, ruta e ruta-de-jardim.

Ela é usada desde a antiguidade como amuleto, com o objetivo de afastar mau-olhado; atrair a sorte e tirar quebranto de recém-nascidos.

Na zona rural, as populares benzedeiras utilizam seus galhos umedecidos em água para benzer crianças, jovens e adultos, costume ainda muito presente entre as famílias da zona rural. Ela era usada queimada em exorcismos para expulsar a negatividade e colocar ordem nas coisas.

Cultivo da Arruda

É uma planta de ciclo perene, de pequeno porte em forma de touceira, que se adapta em vários tipos de solos, pouco exigente em relação à rega, mas prefere luz indireta e sombra em algumas horas do dia. Ela possui folhas verdes, que ficam acinzentadas com o tempo, produz belas flores amarelas, que são visitadas por insetos. Propaga-se por mudas e estacas.

Propriedades da Arruda

Ela possui vários componentes químicos tais como ácido cáprico, ácido caprílico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido isovalérico, ácido salicílico, ácido tânico, alcaloides, aldeído, cumarina, fenol, guaiacol, rutina e vanilina.

Apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como abortiva, antiespasmódica, anti-inflamatória, aromática, carminativa, emenagoga, hemostática, sudorífera e vermífuga.

Utilidades da Arruda

Suas folhas são usadas na medicina popular, para alívio de cólicas menstruais, gases abdominais, hemorragias, vermes intestinais, limpeza de feridas, combate à sarna e piolho e repelente de alguns insetos tais como pulgas e percevejos.

Era muito comum na roça, colocar suas folhas em um copo d’água e após alguns minutos, pingar nos olhos para melhorar irritações e coceiras.

Onde encontrar a Arruda?

Ela é encontrada em hortas domésticas, feiras livres, casas que comercializam produtos naturais e em sites que vendem mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser muito prejudiciais à saúde.

 

Flor de Arruda

Flor de Arruda

Arruda

Arruda

Arruda

Arruda

1 Comment on "Arruda desde a antiguidade servindo de amuleto e alívio de vários males"

  1. gostaria muito de entender mas sobre as plantas

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.