Agastache desde a antiguidade atuando no alívio de vários males

Agastache (Agastache foeniculum) é uma planta ornamental; utilizada para várias aplicações na medicina popular e conhecida por vários povos.

Desde os tempos mais remotos, a planta é utilizada para tratar males do estômago, como enjoos, vômitos; e do pulmão tais como asma, bronquite e congestionamento peitoral.

Conheça o Agastache

Há duas variedades que são mais conhecidas tais como:

-Agastache rugosa, conhecida também como menta-coreana, embora não seja uma menta. Originária do leste e sudeste da Ásia, é muito cultivada na Coreia, no Japão e na China; considerada uma das principais ervas medicinais tradicionais. Atinge até 1,2 m de altura.

-Agastache foeniculum é nativa  da América do Norte, atinge entre 60 cm a 1,5 m de altura; e suas flores são geralmente violeta-azuladas, mas podes ser encontrado com flores brancas.

Ambas as variedades são pouco exigentes em relação ao solo, preferem regas frequentes, mas sem encharcamento e suas belas flores, que exalam perfume de alcaçuz, são visitadas por pássaros e insetos. Propaga-se pelas sementes.

Propriedades do Agastache

Ele apresenta várias propriedades terapêuticas tais como antissépticas, antiespasmódicas, carminativas, depurativas, tônicas, estimulante estomacal, cicatrizante e anti-inflamatória.

Todas as partes da planta são utilizadas para preparação de chás ou compressa, seja para uso interno ou externo para alívio de várias enfermidades.

Ele é usado na medicina popular para problemas estomacais e pulmonares; agindo como expectorante natural aliviando tosse e asma. Empregado em inflamação de garganta, gengiva e rouquidão. Auxilia ainda no tratamento de reumatismo, queimaduras e dores musculares quando usado em forma de loção; que é encontrada em farmácias e drogarias.

Onde encontrar o Agastache?

No Brasil ele é encontrado em grandes lavouras para comercialização industrial, pois possui ampla utilização na indústria farmacêutica. Seu óleo volátil possui aroma parecido ao óleo de cânfora.

Pode ser encontrado também em farmácias de manipulação; ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Agastache (Foto: //www.gardeningknowhow.com/edible/herbs/hyssop/growing-agastache.htm)

Agastache (Foto: //www.gardeningknowhow.com)

Agastache (Foto: //www.highcountrygardens.com/perennial-plants/agastache/agastache-desert-sunrise)

Agastache (Foto: //www.highcountrygardens.com/perennial-plants/agastache/agastache-desert-sunrise)

Be the first to comment on "Agastache desde a antiguidade atuando no alívio de vários males"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.