Alfeneiro, é uma planta versátil e de fácil crescimento

Alfeneiro (Ligustrum lucidum) é uma planta de origem asiática; conhecida por outros nomes populares tais como alfenheiro-do-Japão, alfenheiro, alfena e ligustro.

Cultivo

A planta é uma árvore frondosa, bem resistente às variações de temperatura e solo; além de ser de fácil crescimento. Possui ramos estendidos e ramagens salpicadas de poros brancos, seu tronco é cinzento ou cinzento-escuro.

Possui folhas perenes, opostas, de 8 a 12 cm de comprimento, oblongo-ovadas, afuniladas, grossas e coriáceas, avermelhadas quando jovens e posteriormente verde-escuras; brilhantes na página superior e mais claras na página inferior.

Alfeneiro (foto //serralves.ubiprism.pt)

Alfeneiro (foto //serralves.ubiprism.pt)

Produz flores pequenas, brancas ou cremes, intensamente perfumadas e muito visitadas por abelhas; tem corola tubular com 4 lóbulos estendidos; dispostas em panículas piramidais de até 20 cm de comprimento. Os frutos são globosos, esféricos, em forma de drupa,  em tons azuis-escuros e com diâmetro em torno de 4 a 6 mm. Propaga-se por sementes ou enxertia, dependendo da variedade.

Propriedades medicinais

A planta apresenta propriedades medicinais tais como adstringente, refrigerante, tonificante e anti-flatulência.

Ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde renal e no alívio de prisão de ventre, mas deve ser usada com moderação e sempre sob a supervisão de profissional habilitado.

Alfeneiro (foto //serralves.ubiprism.pt/

Alfeneiro (foto //serralves.ubiprism.pt/

Suas folhas dissecadas e transformadas em pó fino, constituem a alfena, utilizada como corante. Seu frutos fornecem uma matéria corante negra, avermelhada, utilizada para dar mais cor aos vinhos.

A madeira do Ligustrum vulgare, é dura e elástica,usada para fabricação de pequenos objetos torneados. Os seus ramos são usados no artesanato, para confecção de cestos, cordas e demais utensílios, por causa de sua flexibilidade.

A planta é usada como ornamental, em diversos projetos paisagísticos, embelezando praças, canteiros e jardins; além de amplamente utilizada para a composição de cercas vivas.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em algumas farmácias de manipulação; mas as plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico, e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

1 Comment on "Alfeneiro, é uma planta versátil e de fácil crescimento"

  1. Excelentes informaçoes. Grata!!!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.