Oktoberfest há mais de dois séculos reunindo gerações e tradições

5 (100%) 1 vote

A Oktoberfest festa típica, que em alemão, quer dizer “Festa de Outubro”; teve origem em Munique, com o rei bávaro Ludwig I, com o objetivo de celebrar o seu casamento em 1810. A realeza convidou todos os moradores da cidade; além de oferecer variadas atrações, muita comida e bebida.

Em 1811, a celebração de repetiu como forma de promover a economia e a agricultura familiar. De lá para cá, a festa típica passou por guerras, foi suspensa, voltou a ser realizada, incorporou a cerveja; mas não deixou de lado as tradições de seus antepassados.

Oktoberfest no Brasil

No Brasil, a tradição teve início na cidade catarinense de Itapiranga; e espalhou-se por vários locais tais como em Blumenau e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul; além de estar presente em cidades de outras regiões brasileiras.

Oktoberfest (foto http://oktoberfestsantacruz.com.br

Oktoberfest (foto http://oktoberfestsantacruz.com.br

Nas primeiras edições, a cerveja era proibida e após um século de festividades, o ouro líquido foi novamente incorporado ao evento; além de virar marca registrada da festa típica.

No Brasil, atualmente a comemoração é dedicada a reviver as tradições germânicas trazidas pelos imigrantes alemães, que se instalaram na região sul, como forma de matar a saudade da terra natal.

Os eventos arrastam multidões, seja para curtir as variadas cervejas artesanais; ou para relembrar as tradições de seus antepassados com seus trajes típicos; além da degustação de variadas comidas típicas regadas a cervejas artesanais.

Oktoberfest (foto http://oktoberfestsantacruz.com.br)

Oktoberfest (foto http://oktoberfestsantacruz.com.br)

Atrações

Na festa típica há variadas atrações ao longo do período do evento tais como desfiles com trajes típicos; carros alegóricos, que remetem ao início da imigração alemã; danças típicas; culinária típica com linguiça, cucas, joelho de porco e outras iguarias; bandinhas, aulas de culinária, competições; jogos germânicos, olimpíada rural e feira agroindustrial familiar.

A Oktoberfest a cada ano atrai mais participantes, pois as famílias têm o desejo de manter vivas as tradições de seus antepassados, passando o costume para as crianças, que garantirão a continuidade da cultura de seu povo.

Be the first to comment on "Oktoberfest há mais de dois séculos reunindo gerações e tradições"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.