Carnaval, considerada a maior festa popular do mundo

5 (100%) 1 vote

Carnaval, considerada a maior festa popular do mundo, é uma herança de várias comemorações realizadas na antiguidade por povos como os egípcios; hebreus; gregos e romanos. Tais festejos pagãos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades.

É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as “saturnais”, que eram realizadas na Roma antiga, em exaltação a Saturno, o deus da agricultura.

Carnaval e a Igreja Católica

A maior parte dos estudiosos, porém, acreditam que o termo vem de outra expressão latina carnem levare, que significa “retirar ou ficar livre da carne”. Tal crença é porque na Idade Média, as velhas festividades pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica; passando a marcar os últimos dias de “liberdade” antes das restrições impostas pela quaresma. Em tal período de penitência para os cristãos (durante os 40 dias antes da Páscoa), o consumo de carne era proibido.

Carnval

Carnaval

A variação da data do Carnaval, no calendário, se deve justamente à ligação direta com a Páscoa – que, no Hemisfério Sul; acontece geralmente no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia do outono.

Carnaval no Brasil

A história do carnaval no Brasil iniciou-se ainda no período colonial; tendo com uma das primeiras manifestações carnavalescas o entrudo; uma festa de origem portuguesa, que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba.

As marchinhas surgiram com o “Abre alas” de Chiquinha Gonzaga, no final do século XIX; e ainda conquista adeptos, que se jogam ao som da cantiga, em variados bailes de Carnaval.

Os blocos carnavalescos surgiram em meados do século XIX, tendo como o primeiro o Zé Pereira, que saía pelas ruas do Rio de Janeiro, ao som de um bumbo, arrastando os foliões.

Os bailes de máscaras, aconteciam por volta de 1950, tendo como destaques o Pierrô; o Arlequim e a Colombina (da Commedia Dell’Arte Italiana); além de trajes de caveiras, burros e diabos.

Carnaval

Carnaval

O trio-elétrico é “criação” mais nova do Carnaval brasileiro, que surgiu em 1950, com os músicos baianos Dodô e Osmar; conhecidos como “dupla elétrica”, que equiparam um capenga Ford 29, com dois alto-falantes e saíram tocando pelas ruas de Salvador.

Seja como for, o carnaval do Brasil se originou de uma mistura de várias culturas; ritmos e danças, que leva alegria aos rincões brasileiros, desde as roças e pequenas vilas, que deram origem às grandes cidades.

Atualmente, as regiões mais tradicionais e que arrastam milhares de foliões são Olinda, Recife, Salvador, Diamantina, Ouro Preto; além do Rio de Janeiro, com os tradicionais desfiles das escolas de samba.

Be the first to comment on "Carnaval, considerada a maior festa popular do mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.