Curiosidades sobre o sexo do mamoeiro e a importância na comercialização

Avalie esta postagem

O mamoeiro é uma planta que pode produzir somente flores femininas, somente flores hermafroditas, ou ainda, flores masculinas. De acordo com o tipo de flor, será o formato do fruto e isso tem relevante importância na sua comercialização.

Floração do Mamoeiro

O mamoeiro macho (ou mamão de corda) forma inflorescências com flores masculinas, ou seja, que não produzem fruto. Contudo, podem existir flores hermafroditas nas extremidades da inflorescência, que acabam formando frutos pequenos, normalmente, alongados e sem valor comercial.

Nas imagens abaixo, um mamoeiro macho com várias inflorescências e alguns frutos e uma outra imagem com uma inflorescência e apenas um fruto.

Mamoeiro macho

Flor do mamoeiro

Mamoeiro macho com fruto sem valor comercial

As plantas femininas (que produzem somente flores femininas) produzem um fruto com formato mais arredondado, porém, com uma camada de polpa pouco espessa. O espaço interno oco, onde se encontram as sementes, é muito grande. Devido a esse motivo, tem baixo valor comercial.

Abaixo fotos de frutos provenientes de flores femininas (observe a estreita camada de polpa e o amplo espaço interno, onde se localizam as sementes).

Mamão

Mamão

Flor feminina do mamoeiro

As plantas hermafroditas (que produzem flores hermafroditas) por sua vez, produzem frutos com formato mais alongado, com uma polpa bem desenvolvida, carnosa. Por esse motivo, é o preferido para comercialização.

Fica evidente, que a sexagem do mamoeiro logo após o início da floração é de suma importância para a boa produtividade.

Flor hermafrodita do mamoeiro

Se você, leitor, pretende cultivar essa planta, fique atento à floração. A recomendação é que se eliminem as plantas de flores masculinas e de flores femininas do plantio, deixando somente as de flores hermafroditas, para uma boa produção de frutos com valor comercial.

Be the first to comment on "Curiosidades sobre o sexo do mamoeiro e a importância na comercialização"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.