Galinha caipira, carne muito apreciada pelo homem da roça

Galinha caipira, carne muito apreciada pelo homem da roça; pois não há nenhuma casinha na zona rural que não tem algumas galinhas caipiras, alguns frangos e pelo menos um galo. O animal chegou ao Brasil por volta de 1.500 com os colonizadores portugueses.

E se você, leitor, vive na cidade e não tem contato com o campo, não faz ideia de quanto o povo que vive lá no campo procura produzir o máximo de que necessita para sua sobrevivência.

Conheça o processo de postura de ovos

A galinha caipira é uma ave muito versátil, trazendo vários benefícios ao homem do campo. Primeiro, pela postura de ovos.

As pessoas fazem ninhos, usando capim, paina, balaio velho, folhas secas, palha seca de arroz… para as galinhas realizarem a postura.

Em condições normais, todo dia cada galinha bota um ovo. Assim que um ovo é colocado, um outro começa a ser formado. O processo de formação do ovo no corpo da galinha leva de 25 a 26 horas.

A postura é interrompida quando a ave está doente ou em período de choca (período em que a ave deixa de realizar postura e passa a deitar sobre os ovos para que ocorra desenvolvimento do pintinho).

O ovo da galinha caipira possui gema bem amarela  como citada na canção “Franguinho na panela”, um clássico da música sertaneja.

Conheça algumas das utilidades da carne:

Ainda quando se fala em alimentação, a carne do frango e da galinha caipira tem sabor sui generis. Muito saborosa e com coloração mais escura que a do frango de granja, uma vez que a musculatura possui um maior teor de mioglobina para a ave andar e ciscar o dia inteiro, a carne do frango e da galinha caipira está sempre presente na dieta do homem do campo.

E pode ser frita, acompanhada com quiabo (o famoso frango com quiabo é uma delícia da culinária mineira, apreciada em todos os estados), acompanhada com abóbora, ou inhame. Seja como for o preparo, é quase impossível não repetir.

Conheça o papel ecológico da galinha caipira:

A galinha caipira ainda desempenha um importante papel ecológico. A ave se alimenta de praticamente de tudo. Come grãos, insetos, aranhas, escorpiões e até pequenas cobras. Dessa forma, mantém os quintais livres de determinados animais indesejáveis.

Ah.. e não se pode esquecer da alegria que o bicho transmite ao ambiente. A ave cacareja o dia todo. Isso sem falar no canto do galo. O amanhecer nas casinhas de roça é uma sinfonia natural que alegra os amantes da natureza.

Galinha Caipira

Galinha caipira

Galinha caipira

Be the first to comment on "Galinha caipira, carne muito apreciada pelo homem da roça"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.