Uarini é um tipo de farinha muito popular na região norte do Brasil

4.5 (90%) 6 votes

Uarini é um tipo de farinha muito popular na região norte do Brasil, principalmente na cidade de Belém. Ela é oriunda da cidade de Bragança; cidade paraense, que possui a fama de concentrar as melhores farinhas do estado.

Em Manaus,  ela é a estrela da culinária amazonense; além de possuir esse nome por ser uma bolinha; que remete às ovinhas de peixe e produzida na cidade de Uarini, que fica próxima à cidade de Tefé-AM.

Como fazer a farinha de Uarini?

A mandioca colhida é imersa em água por 2 a 3 dias para fermentar, amolecer e soltar a casca. Daí, a massa é prensada no tipiti, peneirada e secada ao sol.

Pé de Mandioca

Após a secagem, a massa é colocada num boleador, objeto cilíndrico, que é girado lentamente, de forma que os grãos se tornem redondinhos.

Numa casa de farinha mais simples, este processo é feito em uma rede de pano, também girada diversas vezes para arredondar os grânulos.

Depois a farinha é colocada no tacho para torrar, com o objetivo de adquirir cheiro e sabor mais pronunciados; além de ser peneirada novamente, passar por um ventilador para tirar a poeira e deixar apenas as bolinhas.

Para que serve a Farinha de Uarini?

Na região norte do Brasil, ela é usada de várias formadas tais como para rechear peixe, fazer variadas receitas de farofa; além de servida com castanha do Pará. É utilizada ainda para comer com pirarucu coberto com queijo coalho (trash, mas delicioso) que veio com farofa de ovinha com banana da terra.

Farinha de Uarini (foto http://www.imgrum.org/tag/GastronomiaAmazonica)

Farinha de Uarini (foto http://www.imgrum.org/tag/GastronomiaAmazonica)

A farinha de Uarini vem conquistando seu espaço em diversas regiões brasileiras; além de despertar o interesse de turistas estrangeiros, que adoram seu sabor característico.

Onde encontrar?

A farinha de Uarini é amplamente comercializada nos mercados dos estados do Amazonas e Pará; além de vendida em sites que comercializam produtos naturais e orgânicos.

Be the first to comment on "Uarini é um tipo de farinha muito popular na região norte do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.