Origem, uso e propriedades medicinais da Ratânia

Ratânia (Krameria lappacea) é uma planta de origem americana, muito popular no Peru e conhecida por vários nomes tais como em inglês (rhatany root, rhatany, payta, Peruvian rhatany); alemão (ratanhia); francês (ratania) e espanhol (mapato, ratania).

Descrição

Ratânia ( https://www.herbal-supplement-resource.com/rhatany-root.html)

O arbusto possui baixo crescimento, é denso e perene, além de atingir uma altura de 50 a 90 cm. Possui caule recoberto por uma camada de pelos sedosos, além de apresentar uma grande quantidade de ramos pubescentes de cor cinza-claro.

Produz folhas ovaladas, alternas, pontiagudas e rijas, com uma pelugem esbranquiçada na parte superior, e verde pálida na inferior. As flores rosadas ou avermelhadas, possuem pedúnculos curtos, às vezes culminando com protetores de cor púrpura. Os frutos possuem formato de um peixe e produzem poucas sementes, que são responsáveis por sua propagação. A planta tolera altas altitudes e é pouco exigente em relação ao solo e frequência de rega.

Propriedades medicinais

A planta apresenta algumas propriedades medicinais tais como adstringentes, antissépticas, antivirais e antidiarreicas; sendo muito conhecida na medicina popular; e suas raízes e as cascas dela são usadas na preparação de tinturas e extratos.

Ela possui alto teor de taninos, que são responsáveis pelo efeito desinfetante e tônico para as membranas mucosas da boca.

Serve para quê?

É usada na forma de bochechos e gargarejos para a higiene bucal, além de aliviar sangramentos, afecções na boca e gengivas, aftas e inflamações da garganta. O emplastro preparado com a planta é considerado eficiente no tratamento de hemorroidas.

A raiz é usada externamente para alívio de corrimentos, leucorreia, hemorragias, diarreias, disenterias, suores nos pés e nas axilas.

Ratânia (foto https://nutrawiki.org/ratanhia/)

Suas raízes são colhidas para fins comerciais, tanto para a fitoterapia, quanto para a exportação para a Europa; além de usada como corante.

A indústria farmacêutica utiliza a planta, em formato de pó, para a produção de produtos de higiene bucal e dentária, supositórios e pomadas, sendo comercializada em larga escala.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, uso e propriedades medicinais da Ratânia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.