Tapioca iguaria indígena que conquistou vários povos

A tapioca é uma iguaria de origem indígena, cujo nome é derivado de tipi’óka, que significa coágulo, nome dado ao amido que dá origem ao alimento.

Como a tapioca é preparada?

Ela é feita da goma da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira; que é colhida, descascada, ralada e espremida. O caldo extraído é colocado em repouso. Após um tempo de descanso, no fundo do recipiente, fica depositado o amido, que será utilizado para a preparação da iguaria. A goma é conhecida também como polvilho.

Ela é um alimento muito versátil, pois vai bem com recheios doces e salgados; além de ser muito fácil de preparar. Há os recheios mais populares tais como queijo e carne seca, mas eles variam de acordo com a região.

Propriedades da Tapioca

Ela é rica em ferro, cobre, potássio, vitamina B, K e ácido fólico. Seu consumo regular, de forma moderada e com recheios saudáveis e leves, ajuda na proteção dos ossos, da circulação e na digestão, melhorando o trânsito intestinal, evitando dessa forma dores e inflamações.

História da Tapioca

Os portugueses quando chegaram ao Brasil, não conheciam a mandioca e nem sua utilidade. Aos poucos, com a aproximação dos índios, eles foram incorporando alguns costumes; e a tapioca despertou o interesse dos portugueses, que a levaram para outros continentes.

Durantes muitos anos, a mandioca serviu de alimento para os portugueses, africanos e vários povos que chegaram ao Brasil Colônia. Ela serviu como pão e alimentou diversas famílias, por ser de fácil acesso; além de ser um produto barato.

Aos poucos a iguaria foi espalhada em todo o Brasil e em outros continentes, devido à sua versatilidade, abundância e cultivo da mandioca, que é extremamente fácil.

Evolução da Tapioca

Apesar de ser o principal alimento dos indígenas e cair no gosto dos portugueses e africanos; com a chegada de novas culturas tais como a cana-de-açúcar e café; a tapioca ficou restrita à zona rural e em algumas cidades nordestinas, que ainda têm a iguaria como alimento muito comum.

Atualmente com o culto ao corpo e as dietas, ela voltou a ficar em destaque, pois ela é um alimento rico em carboidratos, de fácil digestão e não contém glúten, sendo indicada para os celíacos.

Onde encontrar Tapioca?

Ela é facilmente encontrada em feiras, mercados; além de ser atração em alguns pontos turísticos do nordeste tais como nas barracas de Olinda e na orla de Maceió; pois os turistas disputam a degustação da iguaria, que por muitos anos ficou esquecida.

Tapioca (Foto: //www.suplementosbrasil.org/alimentos-2/tapioca/)

Tapioca (Foto: //www.suplementosbrasil.org/alimentos-2/tapioca/)

 Tapioca

Tapioca

 

 

Be the first to comment on "Tapioca iguaria indígena que conquistou vários povos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.