Quinoa, pequena e poderosa para saúde e bem-estar

Quinoa (Chenopodium quinoa) originada dos Andes, é um alimento que remonta à antiguidade, sendo fonte de alimentação dos incas; além de fazer parte de variados rituais oferecidos ao Deus Sol. Ela é chamada também de quinua e apelidada de grão de ouro.

Cultivo da Quinoa

É uma planta de médio porte, que alcança até 1,5 metros de altura, bem resistente à variação de temperaturas, mas prefere locais altos para floração e produção.

Suas flores são lilases ou amarelas e atraem variados insetos. As altas temperaturas poderão interferir em sua florada, prejudicando a produção de frutos. Adapta-se melhor em solos ricos em nutrientes, bem drenados; além de tolerar curtas estiagens. Propaga-se pelas sementes.

A planta possui variedades que se diferem nas cores branca, amarela, violeta, avermelhada e acinzentada, mas são repletas de nutrientes. Possui sabor leve que remete ao da soja; além de ser isenta de glúten.

Propriedades e Benefícios da Quinoa

Ela é rica em vitaminas B1 (Tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B6, Vitamina B9 (ácido fólico), fibra dietética, carboidratos e proteína; além de diversos sais minerais tais como magnésio, fósforo, manganês, selênio, ferro, potássio, cobre e zinco. Apresenta altos índices de antioxidantes.

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, no bom funcionamento intestinal, na saúde do coração, dos ossos; além de ser importante para os celíacos, que são intolerantes ao glúten.

Como usar a quinoa?

Ela pode ser usada em receitas salgadas ou doces, em saladas, com iogurte, com frutas, sorvete; além de suas folhas também serem comestíveis e empregadas de várias formas em receitas gastronômicas.

Onde encontrar a quinoa?

Ela é encontrada em forma de flocos, grãos e farinha, fazendo parte da preparação de bolos, biscoitos e cookies, que ajudam nas dietas de perda de peso.

O alimento foi reconhecido pela Unesco, como importante ingrediente para a erradicação da fome, da desnutrição e da pobreza no planeta.

Quinoa (foto fonte https://www.westcoastseeds.com/shop/vegetable-seeds/quinoa-seeds/brightest-brilliant-organic/)

Quinoa (foto fonte https://www.westcoastseeds.com/shop/vegetable-seeds/quinoa-seeds/brightest-brilliant-organic/)

Quinoa ( foto fonte http://www.eucomosim.com/receitas/dicas-para-um-quinoa-perfeita/)

Quinoa ( foto fonte http://www.eucomosim.com/receitas/dicas-para-um-quinoa-perfeita/)

Be the first to comment on "Quinoa, pequena e poderosa para saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*