Biribá e seus variados nutrientes para a saúde

Biribá (Annona Mucosa) é uma planta nativa da Floresta Amazônica, conhecida popularmente como araticum, condessa e jaca de pobre. A fruta é muito conhecida pelas pessoas da região norte e fazem parte de seu pomar de frutas. Pertence à família das anonaceas, que é a mesma da Atemoia, Graviola, Fruta de Conde e Cherimoia.

Conheça o Biribazeiro

O biribazeiro é uma árvore de médio porte, que pode alcançar até 18 metros de altura. Ela tolera clima mais quente, adapta-se à regiões mais secas e tolera solos como menos nutrientes; mas se a planta estive em local com rega constante e solo fértil será mais sadia e produzirá frutos de melhor qualidade. Sua propagação pode ser pelas sementes ou através de mudas.

Produz flores hermafroditas, carnosas e em tom verde-claro. Seu frutos são produzidos em setembro, março a maio. Eles possuem tamanho mediano, com polpa branca, carnuda e saborosa.

Utilização do Biribá

O fruto é rico em proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais tais como cálcio e ferro; além das vitaminas B1, B2 e aminoácidos.

Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico.

O fruto pode ser consumido in natura ou na preparação de sucos deliciosos; sua polpa poder ser armazenada em saquinhos plásticos para congelamento. A polpa beneficiada pode ser utilizada para variadas receitas culinárias tais como mousses, batidas, sorvetes, gelatinas, pudins, sucos, espumantes, bolachinhas, biscoitos e também para rechear sonhos e bolos.

Onde encontrar o Biribá?

Ele é encontrado em pomares dos quintais de chácaras e casas de roça; em feiras e mercados municipais. Há sites que fazem a comercialização dos frutos e mudas da árvore frutífera.

Biribá (Foto fonte: //memim.com/)

Biribá (Foto: //memim.com/)

Biribá (fonte fonte //www.biodiverseed.com/)

Biribá (Foto: //www.biodiverseed.com/)

Be the first to comment on "Biribá e seus variados nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.