Alho: Alimento benéfico contra o câncer

5 (100%) 1 vote

Normalmente, o alho é um vegetal muito utilizado como tempero de alimentos. Existem diversas maneiras de ser ingerido. Cru, refogado, picado, ou em rodelas, conforme o gosto de cada um.

O vegetal pode também ser usado também para temperar carnes, massas, saladas e para fazer molhos e patês.

Além do Allium sativum, nome científico do alho, ser responsável pelo gosto prazeroso nos alimentos, o alho, desde a antiguidade era usado como medicamento natural, trazendo benefícios para a saúde.

Alicina: Componente importante do alho para saúde

Alho e seus benefícios contra o câncer

O alho é um dos vegetais com maior concentração de um componente chamado Alicina. Esse elemento faz parte dos compostos organossulfurados.

Ou seja, substâncias químicas que demonstram muitos benefícios à saúde. Pela abundancia da Alicina no vegetal, o alho é considerado, hoje, um superalimento.

Devido a Alicina, o alho possui propriedades e característica que ajudam no combate de importantes doenças.

Alguns dos combates, vem através de seus valores nutricionais. São apreciados em razão de possuir diversos benefícios. As vitaminas A, B2, B6 e C são encontradas em abundância na vegetal.

Além disso, suas propriedades antimicrobianas trazem benefícios para o coração, circulação sanguínea, auxilia no tratamento de hipertensos e ajuda na redução do colesterol.

Outros proventos estudados é sua utilização em problemas de pele. Em razão de possuir efeito bacteriostático, antifúngico e cicatrizante, o alho combate calos, verrugas, sarnas, manchas de pele, dermatopatias, úlceras, entre outros.

Alho e seus benefícios contra o câncer

Outro fator importante é o descobrimento que o alho pode auxiliar na redução das células cancerígenas do organismo.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer já é a principal causa de morte em 10% dos municípios brasileiros, superando, até mesmo, as doenças cardiovasculares.

De acordo com estudos, por intermédio da Alicina, o alho pode ser uma das grandes esperanças para a redução da doença para a população.

O poder da Alicina vem da sua ação antioxidante. Ela consegue inibir radicais livres que ameniza o envelhecimento celular e, como consequência, ocorre a diminuição do risco de alguns tipos de câncer.

Além disso, a Alicina protege diretamente o DNA das células. Ela evita mutações no código genético, a principal causa de produção de tumores.

Outra função importante contra o câncer é que o vegetal favorece no descarte de células velhas, que não tem mais função. As células velhas são as mais facilitadoras em haver mutação errônea e consequentemente a produção de um tumor.

Ingestão de alho

Como visto, o alho é um alimento que, além de possuir sabor para o tempero de culinária é importante para a saúde no organismo.

Com a descoberta da Alicina e suas funções benéficas para o combate contra o câncer, a Anvisa tem a finalidade de incluir o tempero na lista de fitoterápicos liberados no Brasil.

A ideia é fazer com quer os médicos possam receitar o vegetal como tratamento coadjuvante para prevenção contra o câncer.

Além disso, em organizações que trabalham com a luta contra o câncer, além do tratamento necessário, é também informado ao paciente o quanto o alho é um alimento necessário em suas dietas.

A ajuda da população e suas responsabilidades sociais perante o combate ao câncer, vem aumentando cada vez mais.

Informações e doações à pacientes sem condições de tratamento estão sendo otimizadas, produzindo resultados excelentes para as organizações.

Especialistas relatam que consumir um dente de alho por dia é o necessário. Ingerir o vegetal dez minutos depois do preparo in natura é ideal. Esse espaço de tempo é devido a Alicina proporcionar o ponto certo do seu alto teor benéfico para o organismo.

Be the first to comment on "Alho: Alimento benéfico contra o câncer"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.