Abacate, poderoso para a saúde e para a culinária

5 (100%) 1 vote

Abacate (Persea americana) é nativo da América Central; mas atualmente é popularmente cultivado em regiões tropicais e subtropicais, inclusive nas Ilhas Canárias, na Ilha da Madeira e na Sicília. Acredita-se que a planta chegou ao Brasil por volta do início do século XIX.

Cultivo

O abacateiro é uma planta, que possui aproximadamente 20 metros de altura, prefere clima tropical para seu desenvolvimento, solo rico em nutrientes; além de rega constante sem encharcamento. Possui flores hermafroditas, de cor amarelada.

O fruto possui formato de pera, de cor verde-amarelada, casa lisa brilhosa e pode chegar até um quilo e meio. O caroço possui tamanho aproximado de uma bolha de tênis. Ao amadurecer sua casca fica escura e sua polpa esverdeada. A variedade com tamanho menor, com casca mais rugosa é chamada de avocado e preferido pelos chefs de culinária.

Benefícios do Abacate

Ele é rico em calorias, vitaminas A, B, C, E, proteínas, fibras, gorduras insaturadas; além dos sais minerais potássio, sódio, magnésio, ferro e fósforo. Ele possui propriedades digestiva, antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.

Seu consumo regular, em pequenas doses, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, no bom funcionamento intestinal, no controle da anemia e na manutenção da saúde da pele e dos cabelos.

Como utilizar o Abacate?

Ele pode ser ingerido in natura, em batidas, saladas, cremes, mousses e em pratos típicos mexicanos tais como a guacamole, amplamente ingerido no México e que vem conquistando amantes em várias regiões do planeta. Ele pode ser usado em receitas mais saudáveis como brigadeiro; além de ser base para diversas sobremesas mais saudáveis.

Na medicina popular, seu caroço ainda verde, é picado em pequenos pedaços e colocados para secar. Após a secagem, prepara-se um chá, que auxilia na expulsão de cálculos renais.

Onde encontrar o abacate?

Ele é facilmente encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Por muitos anos a fruta foi a vilã da má digestão, sendo pouco ingerida pelas pessoas da roça, que tinham muito medo de ingeri-la.

Os chás preparados com plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Abacate

Abacate

Avocado

Avocado

Abacateiro

Abacateiro

Be the first to comment on "Abacate, poderoso para a saúde e para a culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.