Tacacá tradição paraense que desperta a curiosidade dos visitantes

Tacacá é um caldo preparado com a goma da mandioca, camarões, tucupi e temperado com alho, sal e pimenta; no qual se adiciona jambu, que é uma erva com a propriedade de provocar sensação de formigamento na boca.

A iguaria é amplamente comercializada em todo o estado do Pará, principalmente na cidade de Belém e na maior feira livre da América Latina, que é o Mercado Ver-o-Peso. Ele é uma atração belenense, que atrai milhares de visitantes tentados a experimentar o alimento exótico.

Origem do Tacacá

O caldo possui origem controversa, mas alguns historiadores alegam que ele é de origem indígena paraense; cujo hábito era preparar um sopa com o caldo da mandioca, alimento tipicamente brasileiro sendo encontrado com abundância.

A iguaria exótica é típica da região norte, mais precisamente do estado do Pará, sendo extraído da mandioca, que é um ingrediente conhecido de norte a sul; além de empregado em diversas preparações culinárias, seja doces ou salgadas.

Preparação do Tacacá

O tacacá juntamente com o tucupi, jambu e a maniçoba formam as típicas atrações da culinária paraense. O caldo é a mistura do jambu, camarão e da goma de tapioca, que são fervidos juntos; além de ser bem temperado com pimenta; deixando um sabor picante à mistura, que é servida ainda quente, em cuias preparadas com a casca do coco; que são muito comuns na cidade de Belém.

Na cidade é muito fácil encontrar as  tacacazeiras, que são cozinheiras que há décadas preparam o tacacá, cujo conhecimento é passado de geração em geração.

As tacacazeiras foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Belém e recentemente a prefeitura passou a organizar um festival anual de tacacá para divulgar a cultura e a bela cidade paraenses.

A iguaria possui gosto forte, picante e um pouco salgado; além de despertar a curiosidade de muitos visitantes brasileiros e estrangeiros, que sempre experimentam o alimento exótico; que faz parte do cardápio de restaurantes simples e requintados da capital paraense.

Tacacá (foto fonte https://medium.com/lab-f5/feira-gastron%C3%B4mica-fu%C3%A1-o-tradicional-tacac%C3%A1-1c2546ec68b1)

Tacacá (foto fonte https://medium.com/lab-f5/feira-gastron%C3%B4mica-fu%C3%A1-o-tradicional-tacac%C3%A1-1c2546ec68b1)

1 Comment on "Tacacá tradição paraense que desperta a curiosidade dos visitantes"

  1. Alguns pesquisadores afirmam ser de origem indígena paraense kkkkkkkkkkkkkk Paraense vende tudo da Amazônia como sendo deles. Quase não se tem registro do Tacacá no Pará, quase 99% dos registros do prato foram feitos no Amazonas, com os índios Muras que de espalham por todo o Amazonas, mas não no Pará.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.