Berrante desde a antiguidade embalando os sertões brasileiros

5 (100%) 1 vote

Berrante é um artefato conhecido também como chifre ou corno; que é uma corneta confeccionada por chifres de boi ou de outros animais. Ele possui outros nomes tais como binga, guampo e buzina.

Ele remete ao Brasil rural, dos peões, dos sertanejos e dos tropeiros; que por muitas décadas foram de extrema importância para e economia e o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras; além de auxiliar na formação de várias cidades.

Inicialmente os berrantes eram feitos do chifre do boi pedreiro, raça antiga, criada em meados de 1910, cujos chifres podiam chegar até 1,50 m de comprimento; que eram fundamentais para auxiliar no chamamento da boiada para o transporte; pois quanto maior o chifre mais grave era a emissão do som.

Utilidade do Berrante

A buzina é usada desde a antiguidade por pastores e por vaqueiros brasileiros para chamar o gado no campo para o transporte da boiada, por intermédio das comitivas, que antes eram realizadas pelos sinueiros.

Evolução do Berrante

Com a popularização do artefato, houve inovações em sua confecção que, passaram a ter anéis de prata, com boca de até 40 cm de abertura. Ele tinha vários tamanhos e sua forma variava de acordo com o chifre e suas tonalidades.

Som do Berrante

O bom berranteiro, que é o peão responsável por tocar o instrumento, deveria ter talento e ser muito caprichoso para conseguir o som correto. Para os boiadeiros tocarem o berrante é algo de extrema importância, pois o berranteiro era o guia das grandes comitivas. Seu som era utilizado para chamar os animais, seja para alimentação ou para o transporte para outras pastagens..

Para os tropeiros, peões e sinuerios os estradões seriam definidos como viagens, dias como marchas e o berranteiro seria conhecido como porteiro.

O berranteiro é muito cuidadoso com seu instrumento pois ele não deve ser carregado pendurado; além de mantê-lo limpo, tratado com azeite de mamona; e jamais colocar bebidas alcoólicas nele.

Onde encontrar o Berrante?

Ele é encontrado em Museus Rurais ou de Peões, na cidade de Barretos, em locais que têm o turismo rural como atrativo; além de ser usado em regiões nas quais a pecuária é a principal fonte de renda.

Seu som sempre está presente em músicas sertanejas, cujos shows geralmente são iniciados pelo seu belo som, que por muitos anos encantou crianças como na música O Menino da Porteira; além de despertar a atenção de pessoas que têm suas raízes sertanejas.

Berrante (Foto: http://fmhits.com.br/a-historia-do-berrante/)

Berrante (Foto: http://fmhits.com.br/a-historia-do-berrante/)

Berrante (Foto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719254053-berrante-goiano-profissional-grande-fino-acabamento-_JM)

Berrante (Foto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719254053-berrante-goiano-profissional-grande-fino-acabamento-_JM)

Be the first to comment on "Berrante desde a antiguidade embalando os sertões brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.