Zamioculca, a planta da prosperidade e da fortuna

Rate this post

Se você é uma pessoa afeiçoada por plantas ornamentais, provavelmente já ouviu falar na Zamioculca, também chamada de planta da fortuna. Conhecida pela beleza de suas folhas verde brilhantes, a espécie Zamioculcas zamiifolia chama a atenção não somente por isso, mas também por ser uma das plantas mais facilmente cultivadas em apartamentos, ou em locais onde não há tanta incidência de sol ou disponibilidade de água.

Zamioculca (foto: https://www.plantopedia.com/fr/wp-content/uploads/sites/3/2017/03/zamioculcas-zamiifolia-n11.jpg)

Características gerais da espécie

A zamioculca é uma planta do grande grupo das monocotiledôneas, em que se encontram diversas espécies de interesse comercial, como o milho e a cana de açúcar. Dentro desse grande grupo, e dentro da ordem Alismatales, está classificada a família Araceae, na qual a planta da fortuna está inserida.

De porte relativamente pequeno, essa planta, que faz parte da mesma família do lírio da paz, se caracteriza pela presença de folhas verde escuras, com venação peninérvea, glabras, e extremamente brilhantes, devido ao acúmulo de compostos cerosos. Além disso, seu caule é subterrâneo, do tipo rizoma, e bastante suculento, o que contribui para sua maior tolerância a ambientes não tão úmidos. Assim como todas as angiospermas, a zamioculca também apresenta flores, sendo uma inflorescência do tipo espádice de coloração mais esbranquiçada; que pode ser vista predominantemente entre os meses de fevereiro e março.

Zamioculcas zamiifolia (foto: https://images.tcdn.com.br/img/img_prod/624101/zamioculcas_zamiifolia_140_1_20180513201714.jpg)

Utilização e cuidados com a Zamioculca

Utilizada principalmente para decoração de ambientes internos, essa espécie é queridinha de muitos brasileiros devido ao seu fácil cultivo. Isso se deve ao fato de que, além de sobreviver muito bem em ambiente sombreados, não demanda rega frequente, além do fato de que seu reenvase deve ser realizado em um período de cerca de 2 anos. Ah, uma curiosidade do porquê essa planta não se adaptar ao sol, consiste no fato de ela ser originária do leste da África, e por apresentar pequeno porte, e se manter escondida embaixo das vegetações de maior porte.

Desse modo, além de enfeitar corredores, escritórios, salas de jantar e de estar, ela é bastante popular por ser chamada também de planta da prosperidade; sendo ideal para afastar energias negativas, e trazer vida e esperança aos ambientes em que é colocada. Contudo, é importante ressaltar que se trata de uma planta tóxica em caso de ingestão, devendo ser mantida longe de crianças e pets.

Uma outra curiosidade sobre essa espécie, é na verdade uma dica para aumentar ainda mais o brilho de suas folhas. Com base no conhecimento popular, há quem diga que passar um pano molhado em café (sim, o bom e velho cafezinho) em suas folhas faz com que elas adquiram um brilho ainda mais intenso, e se torne ainda mais bela.

Inflorescência Zamioculca (foto: https://www.floresyplantas.net/wp-content/uploads/zamioculca1.jpg)

Be the first to comment on "Zamioculca, a planta da prosperidade e da fortuna"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.