Se você é mãe/pai de planta, já deve ter ouvido falar na pata-de-elefante, uma das mais famosas plantas quando o assunto é ornamentação de ambientes.
E, não somente por ser uma planta charmosa, a pata-de-elefante, cujo nome científico é Beaucarnea recurvata, é conhecida por ser uma das plantas mais fáceis de cuidar, sendo ideal para quem não tem muito tempo, paciência, ou jeito para cuidar de planta.

Pata-de-elefante (imagem: Canva)
Características da espécie
A pata-de-elefante é uma planta originária das regiões desérticas do México, e por isso apresenta esse caule mais robusto na parte inferior, que é repleto de parênquima aquífero; um tecido vegetal especializado em acumular água para sobreviver aos períodos de estiagem (só por isso já dá pra saber que não é uma planta que exige muitas regas).
Embora possa ser cultivada em vasos, quando plantada direto no solo, a planta se desenvolve melhor, e pode chegar a medir até 5 metros de altura. Contudo, possui um crescimento muito devagar, o que faz com que seja uma planta mais cara no momento de aquisição.

Beaucarnea recurvata (imagem: Canva)
Como cultivar a pata-de-elefante?
O jeito mais fácil de se conseguir uma pata-de-elefante é através da compra de mudas dessa espécie, que são vendidas em diferentes tamanhos por lojas especializadas em jardinagem.
Para seu cultivo, caso escolha um vaso, este deve ter cerca de 2 vezes o diâmetro da planta, sendo preferível um solo rico em areia e argila. Tanto em vaso, quanto direto no solo, é importante que as regas sejam regradas, visto que a planta não gosta de solo muito úmido. E, lembre-se: não é necessário afundar demais o tronco, pois isso pode atrair fungos.
Por ser uma planta de regiões desérticas, ela deve ser cultivada sob sol pleno, de modo que, caso esteja no interior da casa, seja colocada em um ambiente bem iluminado com luz solar. No que se refere às podas, devem ser feitas somente para retirar as folhas mais secas, e a adubação pode ser feita a cada 2 meses.
Quando a planta atinge a idade adulta, ela é capaz de produzir inflorescências retas durante o outono, que fazem dela ainda mais bonita para ornamentação.
Be the first to comment on "Pata-de-elefante: como cultivar essa que é uma das plantas mais fáceis de cuidar?"