Copo-de-leite, delicada e mística planta ornamental

Rate this post

O copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), também conhecido como boca de jarro, é uma planta de origem sul-africana, extremamente utilizada na ornamentação. De beleza bem peculiar, essa inflorescência se caracteriza por estar relacionada à mitologia grega; visto que Hera, esposa de Zeus, recusou a amamentar Hércules, o qual era filho de seu marido com outra mulher. A partir daí, o leite de Hera, ao respingar no chão, teria dado origem à planta que hoje conhecemos como copo-de-leite.

Copo-de-leite (foto: https://www.homeit.com.br/copo-de-leite-cultivo/)

Características da espécie

Assim como as demais plantas com flores e frutos, a boca de jarro é uma angiosperma, sendo do grande grupo das monocotiledôneas, tal como o milho e a cana-de-açúcar. Por ser uma representante da família botânica Araceae, possui folhas relativamente grandes, e que são extremamente utilizadas para fins ornamentais.

Em termos morfológicos, essa planta possui caule subterrâneo do tipo rizoma, sendo capaz de formar touceiras com aproximadamente 1 metro de altura, permeadas por folhas bem grandes em tom de verde bem brilhante. Contudo, o que realmente chama a atenção nessa planta são suas inflorescências que lembram um copo de leite, e que, por isso, lhe conferem esse nome popular. A inflorescência do tipo espádice é constituída por um eixo vertical de flores amarelas bem pequenas, envolto por uma bráctea branca modificada de textura aveludada, chamada de espata.

Boca de jarro (foto: https://www.greenme.com.br/morar/horta-e-jardim/69815-copo-de-leite-significado-da-flor-dicas-para-plantar-e-cuidar/)

Como cuidar, e quais são os usos do Copo-de-leite?

Por ser uma planta bem adaptada aos climas tropical e subtropical, a boca de jarro é bem tolerante ao sol, de modo que deve ser cultivada em locais de meia sombra, evitando o contato direto com o sol por muito tempo. Além disso, pelo fato de ter um caule subterrâneo, é importante que o solo não seja encharcado, pois pode comprometer a saúde do caule por apodrecimento; sendo interessante regas frequentes, mantendo o solo úmido; assim como a adubação, que deve ser feita em média a cada 30 dias.

Já em relação a seus usos, há diversas aplicações ornamentais para essa planta, visto que o copo-de-leite é uma espécie tóxica para a espécie humana. Dessa forma, muito mais do que para o enfeite de áreas internas e externas de casas e jardins, essa bela inflorescência é utilizada para a elaboração de buquês, visto que está ligada à inocência, à força feminina, e principalmente, à elevação espiritual e prosperidade.

Ah, e se você pensa que somente existe o copo-de-leite branco, já existem outras colorações, como o vinho, o laranja, o rosa e o vermelho, que são igualmente belas.

Copo-de-leite Laranja (foto: https://www.shamballasgarden.com.br/copo-de-leite-laranja-flame-p263.html)

Be the first to comment on "Copo-de-leite, delicada e mística planta ornamental"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.