Cipreste, planta que chama a atenção por sua beleza ornamental

Rate this post

Cipreste é o nome que se dá a uma grande variedade de gimnospermas da família Cupressaceae; as quais chamam a atenção pela sua beleza, que as torna ideais para a utilização na decoração de ambientes externos. Assim como as demais representantes do grande grupo das gimnospermas, estas espécies são típicas de ambientes mais frios, sendo encontrada principalmente no hemisfério norte. 

Cipreste (foto: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2013/10/cipestre_571644241.jpg)

Descrição e cultivo das espécies

Em razão de ser uma gimnosperma, os ciprestes se caracterizam pela produção de sementes, embora não haja a produção de flores ou de frutos. Além disso, as espécies chamadas de ciprestes são representantes da família Cupressaceae, as quais estão classificadas dentro do grande grupo das coníferas. Desse modo, são plantas lenhosas, caracterizadas por um porte arbóreo ou arbustivo; que podem chegar a quase 30 metros de altura. 

Por ser uma planta típica de regiões mais frias, apresentam folhas bem pequenas, de modo a reduzir a superfície foliar, e consequentemente, evitar a perda de água. Em razão da grande variedade de espécies que fazem parte desse grupo, há também uma vasta variedade morfológica, de modo que as copas podem ser mais globosas, irregulares, ou ainda, cônicas. 

Para que o cultivo do cipreste ocorra da melhor maneira possível, é interessante que o solo do local escolhido tenha sido bem preparado, de modo que tenha uma boa drenagem, incidência solar suficiente; além de adubar o solo, de modo a garantir os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta. Ressalta-se também a importância de se ter um espaço suficiente para o crescimento das raízes dessa planta, e que o plantio deve ser feito preferencialmente no final do outono, e no início do inverno.

Ciprestes (foto: https://4.bp.blogspot.com/-pKG4Zg3gplY/V3xG54DZX5I/AAAAAAAAUtU/veQKmbNNuA0bnF8RrAqxDXfcNkRojLmswCLcB/s1600/cipreste%2Bitaliano%2Bstricta%2Bmudas%2Bciprest.jpg)

Cipreste na Ornamentação

Em razão de ser uma planta que possui grandes alturas, e por ser bem chamativa, o cipreste pode ser utilizado em locais bem estratégicos; como na entrada de sítios e fazendas. Além disso, por ser uma conífera, essas árvores são muito usadas também entre os meses de novembro e janeiro devido ao fato de serem frequentemente enfeitadas para o natal.

Ressalta-se também o grande uso de sua madeira, que por ser extremamente resistente, pode ser usada na estrutura de diversas construções; e também o grande uso destas espécies na entrada de vinícolas do Vale dos Vinhedos, o que faz com que estas se tornem ainda mais aconchegantes e graciosas.

Contudo, estas plantas não são utilizadas somente devido à sua beleza ornamental, mas também devido às suas diversas propriedades terapêuticas; de modo que são extremamente benéficas à saúde. Confira algumas das aplicações medicinais do cipreste, e conheça um pouco mais sobre essa gimnosperma tão versátil para a humanidade.

Be the first to comment on "Cipreste, planta que chama a atenção por sua beleza ornamental"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.