Urucum: conhecido desde os tempos mais remotos por seus benefícios

Urucum (Bixa orellana) é uma planta originada das Américas, conhecido por vários nomes tais como urucu, urucuzeiro, colorau, árvore batom e falso-açafrão.

Ele é encontrado principalmente na América do Sul e foi apresentado aos portugueses pelo indígenas.

Ele é conhecido pelos indígenas desde os tempos mais remotos para tintura do corpo; proteção dos raios solares e na medicina popular; para alívio de várias enfermidades. Ele é muito famoso pelo seu poder para tintura juntamente com o jenipapo.

Urucum

Árvore de Urucum – Urucuzeiro (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Conheça o Urucum

O urucuzeiro é uma planta de médio porte, que chega a alcançar até 5 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo e temperatura, mas prefere rega constante, sem encharcamento.

Produz flores rosadas, que chamam atenção pela beleza. Seu fruto, que chama atenção pelo belo colorido e exuberância; é coberto por espinhos flexíveis, que variam do vermelho ao pardo. Suas sementes são vermelhas e a propagação da planta acontece pelas sementes e mudas.

Ele é cultivado para uso doméstico e industrial, principalmente no Peru e em menor escala no Brasil, Paraguai e Bolívia.

Propriedades medicinais do Urucum

Ele possui variadas propriedades medicinais tais como estomáquica, que favorece a digestão; tonificante do aparelho gastrointestinal; antidiarreica; antifebril, cicatrizante, digestiva, afrodisíaca, antigripal; além de conter bons níveis de vitamina A.

Urucum (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Utilização do Urucum

As sementes são empregadas na medicina popular na forma de chá ou maceradas em água fria; ou ainda como xarope nos casos de faringite e bronquite.

A maceração das sementes é usada externamente para alívio de queimaduras, especialmente para evitar a formação de bolhas e internamente como afrodisíaca. O cozimento das folhas para atenuar os enjoos da gravidez.

O extrato concentrado das sementes é utilizado pela indústria de enlatados de carne, margarina e cosméticos, em substituição aos corantes sintéticos. É empregado também na coloração de assoalhos.

O pigmento da sementes é usado ainda para pintar a pele pelos indígenas, desde os tempos mais remotos; na criação de variados artesanatos, na indústria cosmética; além de servir como proteção contra insetos e queimaduras por exposição ao sol. Na culinária é utilizado como corante de alimentos, principalmente na cozinha nordestina.

Onde encontrar o Urucum?

Ele é facilmente encontrado em casas que vendem produtos naturais, em forma de extrato, condimentos, em feiras livres, mercados municipais; em beiras de estradas, em quintais das casas de roça e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Urucum (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Urucum: conhecido desde os tempos mais remotos por seus benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.