Ucuuba da Amazônia para diversas aplicações para a saúde

5 (100%) 1 vote

Ucuuba ((Virola surinamensis) é uma planta de origem brasileira, encontrada na região amazônica;  muito conhecida pelos ribeirinhos, que a utilizam como fonte de renda e planta medicinal.

Conheça a Ucuuba

Ela é conhecida como virola ou árvore manteiga. Encontrada no Amazonas, Pará, parte do Maranhão, Ceará e Goiás; onde predomina em locais alagados, nas margens dos rios, igarapés, furos e paranás; e em áreas que possam ser atingidas pelas cheias.

É uma árvore de grande porte, que pode atingir até 40 metros de altura, com frutos que aparecem de dezembro a janeiro. Seus ramos apresentam folhas alternas, produz frutos em formato de cápsulas esféricas, que contêm semente escura e muito oleaginosa.

Propriedades da Ucuuba

Ela possui propriedades hidratante, rejuvenescedora, cicatrizante, umectante, antisséptica, anti-inflamatória e anti-hemorroidal.

Utilização da Ucuuba

Ela é utilizada para várias finalidades tais como:

-Na medicina popular, em forma de infusão é empregada para alívio de reumatismo, artrites, dores de estômago causadas por gases, e dispepsia. A decocção da casca é usada para limpar e ajudar na cicatrização de feridas. A resina de sua casca é usada contra a erisipela. Sua seiva, em decocção misturada ao Camapu, é aplicado em chumaços de algodão, sobre as hemorroidas.

-Nas indústrias cosmética e farmacêutica, em forma de manteiga, é empregada na fabricação de variados produtos cosméticos tais como cremes, shampoos, sabonetes e variados tipos de medicamentos. Os produtos são usados para garantir a saúde da pele e dos cabelos, principalmente.

-Na construção, sua madeira é utilizada para construções de casas, mourões, canoas, jangadas e empregada na carpintaria.

-O óleo extraído das amêndoas é empregado na fabricação de velas e para colocar em lamparinas, pois há locais da Amazônia que ainda não têm luz elétrica.

A Natura é uma das empresas que mais investem em pequisa e fabricação de produtos com a ucuuba. Ela tem proporcionado aos ribeirinhos treinamentos para a exploração sustentável de seus frutos, de forma a preservar a espécie, que esteve ameaçada de extinção.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Ucuuba (Foto: http://www.naturacampus.com.br/cs/naturacampus/post/2015-07/natura-ekos-ucuuba)

Ucuuba

Ucuuba

1 Comment on "Ucuuba da Amazônia para diversas aplicações para a saúde"

  1. muito interessante a divulgação desta arvore é bom pois a arvore é desconhecida por quase todos os brasileiros temos que conhecer nossas coisas.
    pesqueira

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.