Tilândsia, planta medicinal com aplicações na jardinagem

As plantas são um grupo de organismos vivos com uma grande diversidade de formas, tamanhos e cores. Provavelmente você, leitor, já deparou com umas coisas com folhas finas e acinzentadas no tronco de árvores, principalmente, em coqueiros; são as tilândsias.

Tilândsia (imagem: Evandro Marques)

Tilândsia (imagem: Evandro Marques)

Características da planta

As tilândsias são plantas aéreas, da família das bromeliáceas (isso mesmo, do mesmo grupo das bromélias) e vivem como epífitas, isto é, vivem sobre outras plantas sem prejudicá-las. As raízes dessas plantas atingem apenas a região do súber da casca, não atingindo assim os vasos condutores de seiva da planta hospedeira.

Na maioria das vezes, as folhas são cobertas por minúsculas escamas que têm a função de captar água do ar. Muita gente, inclusive, acha que são plantas parasitas e que devem ser removidas do caule em que se encontram.

Outras espécies são rupícolas, isto é, desenvolvem-se sobre rochas. Apesar de tolerar bem a luz solar, a maioria das espécies é encontrada em locais com menor intensidade luminosa.

Bromeliácea (imagem: Evandro Marques)

Bromeliácea (imagem: Evandro Marques)

Propagação da planta

A planta pertence ao grupo das angiospermas monocotiledôneas, como o milho, e, assim, produzem sementes. No caso das tilândsias, as sementes são pequenas e o vento é o principal agente dispersor. Também é possível propagá-las a partir de brotos laterais. Tome cuidado para retirá-los com um pouco de raiz.

As tilândsias na jardinagem

Com cerca de 560 espécies, o gênero Tillandsia possui várias espécies que têm sido empregadas no paisagismo e jardinagem. Como são plantas bastante tolerantes às variações de temperatura e luminosidade e exigem pouca rega, as tilândsias têm aparecido com frequência nos
projetos ornamentais. E, apesar da aparência rústica, produzem belas flores.

Propriedades medicinais da Tilândsia

Um artigo publicado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) envolvendo a Tillandsia recurvata relata importantes propriedades terapêuticas da planta. O artigo cita que algumas pesquisas evidenciam o potencial farmacológico da espécie, com atividades antitumorais, anti-inflamatória e antimicrobiana mas, que ainda faltam muitos estudos para ratificar o uso popular.

Tilândsia e líquen (imagem: Evandro Marques)

Tilândsia e líquen (imagem: Evandro Marques)

Be the first to comment on "Tilândsia, planta medicinal com aplicações na jardinagem"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.