Salgueiro (Salix spp) é uma planta de origem asiática, reunida em variadas espécies; além de conhecida desde a antiguidade, por causa de suas propriedades medicinais.
Ela é conhecida por vários nomes tais como salseiro, salso salseiro, oeirana, chorão, árvore chorão e salgueiro do rio; além de amplamente empregada na medicina popular.
As espécies mais conhecidas são o salgueiro negro (Salix nigra); o salgueiro frágil (Salix fragilis) e o salgueiro de casca roxa (Salix Purpurea).

Descrição
A planta atinge de 12 a 20 metros de altura, com tronco que tem em média de 40 a 60 cm de diâmetro. Prefere locais úmidos, solos ricos em nutrientes e temperatura amena, mas tolera clima mais quente.
Produz folhas simples e sutilmente peludas, com 8 a 12 cm de comprimento por 4 a 8 mm de largura, que dependendo da espécie, caem em direção ao solo.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Produz muitas sementes, e sem as plumas contém aproximadamente 3.500.000 unidades. Sua propagação poder ser por mudas ou pelas suas sementes.
Propriedades Medicinais
A planta é rica em propriedades medicinais tais como adstringente; anafrodisíaca; antibacteriana; tônica; digestiva; vermífuga; analgésica; sudorífera; antisséptica e antirreumática.
Serve para quê?
O pó extraído da casca do salgueiro é usado para aliviar dores e reduzir a febre; além de ajudar na saúde intestinal e na melhora da digestão.
A casca do salgueiro branco contém salicina ou ácido salicílico, que, conjugado ao acetato, originou o ácido acetilsalicílico, que deu origem à famosa aspirina.

Sua madeira, leve e resistente é usada em obras externas, caixotaria, construções rurais e para produção de pasta celulósica.
A árvore poder ser empregada em paisagismo e regeneração de áreas ciliares degradadas.
Muito popular na simbologia e em diversos rituais, pois no Oriente é um símbolo de imortalidade e ressurreição. Na China, estava associada a cerimônias fúnebres. Reconhecida ainda como símbolo de vida eterna, sendo plantada na porta da casa, em direção ao sol. Era preferido ainda pelas bruxas para suas magias.
Onde encontrar?
Ele é comercializado, em forma de pó, em farmácias de manipulação e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp