Guaçatonga (Casearia sylvestris) é de origem americana, encontrada em quase todas as regiões brasileiras; além de amplamente conhecida por causa de sua aplicação na medicina popular; e por vários nomes tais como apia-acanoçu, bugre-branco, café-bravo, café-defrade, cafezeiro-do-mato, cafezinho-do-mato, cambroé, chá-de-bugre, erva-debugre, erva-lagarto, erva-pontada, fruta-de-saíra, guaçatunga, guaçatunga-preta, língua-de-teju, língua-de-tiú, paratudo, pau-de-lagarto, pelomba, varre-forno e vassitonga.
Conheça a Guaçatonga
É uma árvore de pequeno porte, que pode atingir entre 4 e 6 metros de altura; com copa densa, folhas simples, pecioladas e caule que alcança até 30 centímetros.
Ela prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas se adapta bem a solos pobres e até escassez de água. Suas flores são esbranquiçadas e aromáticas, sendo preferidas pelos insetos.

O fruto é pequeno, em formato de cápsula com sementes; e a propagação da planta acontece pelas sementes ou mudas.
Propriedades Terapêuticas
Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, anti-inflamatória, antidiarreica, calmante, diurética, antisséptica, anticancerígena, antimicrobiana e antifúngica.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Suas cascas são amplamente usadas na medicina popular, em forma de chá, para alívio de resfriados, gripes, dores no peito e diarreias.
As raízes amassadas são usadas para cicatrização de feridas e hanseníase, sendo muito popular entre os índios da região amazônica. O extrato é utilizado para aliviar desconfortos de picadas de insetos e tratamento de problemas de pele. Ela é aplicada ainda, pelos indígenas, para inibir a ação do veneno de cobras, principalmente a Jararaca.

O óleo extraído de suas folhas possui propriedades anti-inflamatórias e anti-úlcera, sendo popularmente usado para alívio de dores estomacais.
Ela é usada ainda para área de reflorestamento por causa de seu crescimento rápido; além de empregada em projetos de praças e bosques.
A planta faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), por causa suas propriedades terapêuticas utilizadas em diversos tratamentos.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Há anos faço uso da Guaçatonga. tenho arbustos aqui no terreno. O que mais me impressiona é como ela alivia gastrite quase instantaneamente, e cura. Cura também úlcera gástrica em uma semana.
Todo dia coloco folhas amassadas de guaçatonga na água dos cachorros e galinhas e percebo que eles ficam protegidos contra vermes e pulgas.
Nunca vi flores e frutos nesta espécie qual sua forma de propagação já nunca um pé somente,e observo ao longo de seu entorno nascerem mudas.