Guaçatonga é repleta de propriedades para a saúde

Guaçatonga (Casearia sylvestris) é de origem americana, encontrada em quase todas as regiões brasileiras; além de amplamente conhecida por causa de sua aplicação na medicina popular; e por vários nomes tais como apia-acanoçu, bugre-branco, café-bravo, café-defrade, cafezeiro-do-mato, cafezinho-do-mato, cambroé, chá-de-bugre, erva-debugre, erva-lagarto, erva-pontada, fruta-de-saíra, guaçatunga, guaçatunga-preta, língua-de-teju, língua-de-tiú, paratudo, pau-de-lagarto, pelomba, varre-forno e vassitonga.

Conheça a Guaçatonga

É uma árvore de pequeno porte, que pode atingir entre 4 e 6 metros de altura; com copa densa, folhas simples, pecioladas e caule que alcança até 30 centímetros.

Ela prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas se adapta bem a solos pobres e até escassez de água. Suas flores são esbranquiçadas e aromáticas, sendo preferidas pelos insetos.

Guaçatonga (foto ropical.theferns.info/image.php?id=Casearia+sylvestris)

Guaçatonga (foto ropical.theferns.info/image.php?id=Casearia+sylvestris)

O fruto é pequeno, em formato de cápsula com sementes; e a propagação da planta acontece pelas sementes ou mudas.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, anti-inflamatória, antidiarreica, calmante, diurética, antisséptica, anticancerígena, antimicrobiana e antifúngica.

Serve para quê?

Suas cascas são amplamente usadas na medicina popular, em forma de chá, para alívio de resfriados, gripes, dores no peito e diarreias.

As raízes amassadas são usadas para cicatrização de feridas e hanseníase, sendo muito popular entre os índios da região amazônica. O extrato é utilizado para aliviar desconfortos de picadas de insetos e tratamento de problemas de pele. Ela é aplicada ainda, pelos indígenas, para inibir a ação do veneno de cobras, principalmente a Jararaca.

Guaçatonga (http://professoralucianekawa.blogspot.com/2014/06/casearia-sylvestris-guacatonga.htm)

Guaçatonga (http://professoralucianekawa.blogspot.com/2014/06/casearia-sylvestris-guacatonga.htm)

O óleo extraído de suas folhas possui propriedades anti-inflamatórias e anti-úlcera, sendo popularmente usado para alívio de dores estomacais.

Ela é usada ainda para área de reflorestamento por causa de seu crescimento rápido; além de empregada em projetos de praças e bosques.

A planta faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), por causa suas propriedades terapêuticas utilizadas em diversos tratamentos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

1 Comment on "Guaçatonga é repleta de propriedades para a saúde"

  1. Ana Maria Silveira | 10 de julho de 2019 at 22:33 | Responder

    Há anos faço uso da Guaçatonga. tenho arbustos aqui no terreno. O que mais me impressiona é como ela alivia gastrite quase instantaneamente, e cura. Cura também úlcera gástrica em uma semana.
    Todo dia coloco folhas amassadas de guaçatonga na água dos cachorros e galinhas e percebo que eles ficam protegidos contra vermes e pulgas.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.