Origem, propriedades medicinais e benefícios da Sacaca

Sacaca (Croton cajucara Benth) é de origem amazônica, encontrada nos estados do Amazonas e Pará; conhecida por vários nomes populares tais como casca-sacaca, muirá-sacaca, caá-juçara e cajuçara. Ela é amplamente usada na medicina popular para alívio de diversos males.

Descrição

Sacaca (foto http://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:327708-2)

A planta é uma árvore que atinge de 6 a 10 m de altura, com casca pulverulenta, folhas alternas, lanceoladas, que exalam cheiro agradável. As folhas são alternas, simples, subcoriáceas, lisas na superfície superior e possuem de 7 a 16 cm de comprimento.

A inflorescência, em racemos terminais, atinge até 9 cm de comprimento, com flores femininas e masculinas de cor amarela, que atraem muitos insetos. Os frutos são em forma de cápsulas globosas de aproximadamente 1 cm de comprimento.

Ela é pouco exigente em relação a qualidade do solo e frequência de rega,  e propaga-se por sementes e mudas.

Suas folhas são colhidas a cada três meses, para emprego na medicina popular; ou para a indústria farmacêutica, que as utiliza, em variados produtos tais como na produção de óleo, cápsulas e extratos.

Propriedades medicinais

Sacaca (foto https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-22082012-144011/publico/Daniela_Ogasawara_CORRIG.pdf)

Ela apresenta diversas propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, antioxidante, antilítica, anticancerígena, antiulcerogênica, emagrecedora, estomáquica e hipoglicemiante.

Ela é alvo de estudos científicos por universidade tais como a USP e UFRGS que comprovaram sua eficácia na fitoterapia.

Serve para quê?

Na medicina popular, as cascas e folhas são usadas em forma de óleo, cápsulas, pílulas e extratos para alívio de diarreia, controle do diabetes, malária, desordens gastrointestinais e inflamação do fígado.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em mercados municipais tais como o Ver-o-peso, em farmácias de manipulação e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, propriedades medicinais e benefícios da Sacaca"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.